Continua após a publicidade..
Segundo a Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10, o transtorno de personalidade esquizóide (F60.1) caracteriza-se, entre outros fatores, por
- A) sugestionabilidade, facilmente influenciada por outros ou por circunstâncias e afetividade superficial e lábil.
- B) atitude flagrante e persistente de irresponsabilidade e desrespeito por normas, regras e obrigações sociais e incapacidade de manter relacionamentos, embora não haja dificuldade em estabelecê-los.
- C) desconfiança e uma tendência invasiva a distorcer experiências por interpretar erroneamente as ações neutras ou amistosas de outros como hostis e desdenhosas e um combativo e obstinado senso de direitos pessoais em desacordo com a situação real.
- D) capacidade limitada para expressar sentimentos calorosos, ternos ou raiva para com os outros e preferência quase invariável por atividades solitárias.
- E) sentimentos persistentes e invasivos de tensão e apreensão e crença de ser socialmente inepto, pessoalmente desinteressante ou inferior aos outros.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) capacidade limitada para expressar sentimentos calorosos, ternos ou raiva para com os outros e preferência quase invariável por atividades solitárias.
O transtorno de personalidade esquizoide (F60.1) é caracterizado por uma tendência a evitar atividades sociais e interações interpessoais, preferindo a solidão. Indivíduos com esse transtorno geralmente têm dificuldade em expressar emoções, incluindo sentimentos calorosos ou raiva em relação aos outros. Eles tendem a ser distantes e reclusos, preferindo atividades que possam realizar sozinhos. Essa preferência por solidão e a dificuldade em expressar emoções são características-chave do transtorno esquizoide, conforme definido pela CID-10.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário