Segundo a obra Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais de Paulo Dalgalarrondo, a psicopatologia registra uma série de tipos de pensamento comumente associados a estados mentais alterados e transtornos psiquiátricos. Sobre esses tipos alterados de pensamento, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
I. No pensamento concreto não ocorre a distinção entre dimensão abstrata e simbólica, e dimensão concreta e imediata dos fatos. O indivíduo não consegue entender ou utilizar metáforas, o pensamento é muito aderido ao nível sensorial da experiência.
II. O pensamento deficitário ou oligofrênico é semelhante ao pensamento mágico, é um tipo de pensamento que se opõe marcadamente ao pensamento realista, o qual se submete à lógica e à realidade, obedecendo naquilo que for desejo do indivíduo, distorcendo a realidade para que esta se adapte aos seus anseios.
III. O pensamento dereístico é de uma estrutura pobre e rudimentar. O indivíduo tende ao raciocínio concreto; os conceitos são escassos e utilizados em sentido mais literal que abstrato ou metafórico. A abstração apenas ocorre com dificuldade, sem consistência ou grande alcance.
IV. No pensamento confusional verifica-se, devido à turvação da consciência, um pensamento incoerente, de curso tortuoso, que impede que o indivíduo apreenda de forma clara e precisa os estímulos ambientais e possa, assim, processar seu raciocínio adequadamente.
- A) Apenas I, II e III estão corretas.
- B) Apenas II, III e IV estão corretas.
- C) Apenas I e IV estão corretas.
- D) Todas estão corretas.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) Apenas I e IV estão corretas.
Base teórica para análise da questão
As proposições trazidas por esta questão têm por base as contribuições de Dalgalarrondo (2019). Tendo por fundamento a literatura destacada, vamos à análise dos itens apresentados.
Análise das alternativas
CORRETA. Sobre o “Pensamento concreto ou concretismo”, Dalgalarrondo (2019) menciona:
“Trata-se de um tipo de pensamento no qual não ocorre a distinção entre a dimensão abstrata, simbólica e a dimensão concreta, imediata, dos fatos. O indivíduo não consegue entender ou utilizar metáforas; o pensamento é muito aderido ao nível sensorial da experiência e às coisas concretas. É relativamente comum que faltem, em pessoas com pensamento concreto, aspectos mais desenvolvidos e sutis do pensar, como a metáfora, a ironia, o subentendido, o duplo sentido, bem como categorias abstratas e simbólicas de modo geral.”
INCORRETA. Na literatura de Dalgalarrondo (2019), tal definição é pertinente ao Pensamento dereístico (PD), confira:
“...é a descrição do tipo de pensamento que se opõe marcadamente ao pensamento crítico e realista, o qual se submete à lógica e à realidade. Entretanto, pode não haver aqui a dimensão mágica no pensamento. O PD só obedece à lógica e à realidade naquilo que interessa ao desejo do indivíduo, distorcendo a realidade para que esta se adapte aos seus anseios”
INCORRETA. Na literatura de Dalgalarrondo (2019), tal definição é pertinente ao Pensamento deficitário (relacionado à deficiência intelectual), leiamos:
“É um pensamento de estrutura pobre e rudimentar. O indivíduo tende a apresentar raciocínio concreto; os conceitos são escassos e utilizados em sentido mais literal que abstrato ou metafórico. A abstração apenas ocorre com dificuldade, sem consistência ou grande alcance.”
CORRETA. A respeito do “Pensamento confusional”, Dalgalarrondo (2019) destaca:
“Verifica-se, devido ao rebaixamento e à turvação da consciência, um pensamento incoerente, de curso tortuoso. O indivíduo está impedido de apreender de forma clara e precisa os estímulos ambientais e não consegue processar seu raciocínio adequadamente.”
Considerando a análise das proposições apresentadas, ratifica-se que apenas I e IV estão corretas, portanto, LETRA “C”.
_______________
Fonte consultada:
DALGALARRONDO, P. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2019.
Deixe um comentário