Segundo a Organização Mundial da Saúde, o processo de deficiência mental, caracterizado principalmente a partir das consequências que o problema apresenta no âmbito da pessoa, da família e da sociedade, é sempre decorrente de
- A) fatores ambientais pós-natais.
- B) deficiências em nível biológico.
- C) fatores nutricionais.
- D) negligência materna perinatal.
- E) fatores imunológicos.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) deficiências em nível biológico.
Gabarito Letra B
Segundo a Organização Mundial da Saúde, o processo de deficiência mental, caracterizado principalmente a partir das consequências que o problema apresenta no âmbito da pessoa, da família e da sociedade, é sempre decorrente de
a) fatores ambientais pós-natais.
b) deficiências em nível biológico.
c) fatores nutricionais.
d) negligência materna perinatal.
e) fatores imunológicos.
A deficiência mental é sempre decorrente de deficiências em nível biológico. Veja um trecho do livro “Psiquiatria Básica”, de Mario Rodrigues Louzã Neto e Hélio Elkis:
“Delimitando melhor esses conceitos, a Organização Mundial de Saúde propõe, de acordo com Anderson (1981), o quadro seguinte, que corresponde ao processo da deficiência mental, caracterizado principalmente a partir das conseqüências que o problema apresenta no âmbito da pessoa, da família e da sociedade, sempre decorrentes de deficiência em nivel biológico, que acarreta incapacidade funcional nal, fazendo com que o individuo não demonstre o desempenho esperado de acordo com a idade, o sexo e o grupamento social e, em conseqüência, apresente handicap, que o leva a sofrer, socialmente, condutas de exclusão do seu ambiente social.
Assim sendo, temos que:
1. Deficiencia: diz respeito à anomalia de estrutura ou à anomalia de aparência do corpo humano e do funcionamento de um órgão ou sistema, independentemente de sua causa, tratando-se, em princípio, de perturbar cão de tipo organico
2. Incapacidade: reflete as consequências de uma deficiência no âmbito do rendimento funcional e da atividade do individuo, representando, desse modo, perturbação no plano pessoal.
3. Handicap: refere-se às limitações experimentadas pelo individuo em virtude da deficiência e da incapacidade, refletindo-se, portanto, nas relações do individuo com o meio, bem como em sua adaptação ao mesmo.
A deficiência mental, portanto, não corresponde a uma moléstia única, mas a um complexo de síndromes que têm como única caracteristica comum a insuficiência intelectual..." (Krynski, 1969). Desse modo, sua abordagem tem que ser realizada dentro de proposta multidimensional, que inclui dimensões biológicas, psicológicas e sociais.”
Gabarito Letra B.
Referência
NETO, Mário Rodrigues Louzã; ELKIS, Helio. Psiquiatria Básica. Porto Alegre: Artmed, 2007.
Deixe um comentário