Segundo Bleger, as condutas defensivas não existem apenas nas patologias. O que caracteriza o normal e o patológico não são essas condutas em si, mas sim o seu grau de aparecimento e a rigidez ou plasticidade na sua dinâmica. A conduta defensiva que se manifesta no corpo denomina-se:
- A) inibição
- B) isolamento
- C) repressão
- D) regressão
- E) conversão
Resposta:
A alternativa correta é letra E) conversão
Sobre o mecanismo de CONVERSÃO, Zimerman (2008, p. 90) menciona:
“FREUD estudou o fenômeno conversivo em suas pacientes marcadamente histéricas. Como diz o nome, conversão consiste no fato de que afetos reprimidos e proibidos de emergirem no consciente, tal como acontece com a deformação simbólica dos sonhos, aparecem disfarçados, convertendo-se em sintomas corporais, sob duas vias: a) através dos órgãos dos sentidos (caso da cegueira histérica, surdez, perda de tacto, etc.); b) por manifestações no sistema nervoso voluntário (contraturas musculares, paralisias motoras, hipo ou hiperestesias, etc.).”
a) inibição
INCORRETA. Para Zimerman (2008, p. 215) a INIBIÇÃO na perspectiva freudiana seria assim compreendida:
“FREUD, em “Inibições, sintomas e angústia” (1926), afirma que se pode dar o nome de inibição a uma considerável limitação de uma função, quando causada por fatores psíquicos. FREUD considera que determinada função do ego fica inibida na mesma proporção que adquire uma significação sexual.”
b) isolamento
INCORRETA. Explicando sobre a defesa ISOLAMENTO Silva (2010) destaca:
“Isolamento: Mecanismo no qual o indivíduo separa a idéia do afeto pelo qual ela estaria unida, assim, a idéia torna-se inócuo, neutro. O afeto pode acabar aparecendo sem a idéia – o sujeito experimenta crises de angústia sem saber por que – e vice e versa. É um mecanismo comum em pacientes terminais onde a pessoa sabe que vai morrer, mas narra sua doença como se não ocorresse com ela.”
c) repressão
INCORRETA. De acordo com Silva (2010):
“Repressão – recalque Considerado um dos mais comuns mecanismos de defesa do Ego, consiste em afastar uma determinada coisa do consciente, mantendo-a a distância – no inconsciente – manipular o conflito, impulsos em competição, tendências a atos que constitui uma ameaça é imagem que fazemos de nós mesmos, afastar-se ou recalcar a consciência um afeto, uma idéia ou apelo do instinto. Resumindo, é o mecanismo que consiste em manter afastado da consciência alguma idéia penosa.”
d) regressão
INCORRETA. Conforme Silva (2010):
“Regressão: é o retorno a atitudes passadas que provaram ser seguras e gratificantes, e às quais a pessoa busca voltar para fugir de um presente angustiante. Devaneios e memórias que se tornam recorrentes, repetitivas. Ex: uma abordagem infantil e imatura do mundo que pode ter permanecido latente por muitos anos pode ser despertada por uma experiência ou situação frustrante numa fase posterior. Adulto dando birra, fazendo pirraça.”
e) conversão
CORRETA. A alternativa é compatível com o que traz a descrição do enunciado e corroborada pela literatura de Zimerman (2008), portanto, opção CERTA.
______________
Fonte consultada:
Silva, E. B. T. (2010). Mecanismos de defesa do ego. Psicologia. PT: O Portal dos psicólogos. Minas Gerais, 7(1), 1-5.
Zimerman, David. Vocabulário contemporâneo de psicanálise [recurso eletrônico] / David Zimerman. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : Artmed, 2008.
Deixe um comentário