Segundo Dalgalarrondo (2008), embora muitos autores utilizem os termos ansiedade e angústia como sinônimos, cabe ressaltar que ambos apresentam diferenças. Em relação às diferenças entre angústia e ansiedade, analise as afirmativas seguir.
I. A ansiedade é definida como estado de humor desconfortável, apreensão negativa em relação ao futuro e inquietação interna desagradável.
II. O termo angústia relaciona-se diretamente à sensação de aperto no peito e na garganta, de compressão e sufocamento.
III. A angústia assemelha-se muito à ansiedade, tendo conotação menos corporal e mais relacionada ao presente.
IV. Do ponto de vista existencial, a ansiedade tem significado mais marcante, é algo que define a condição humana; trata- -se de um tipo de vivência pesada; porém, fundamental.
Está correto o que se afirma em
- A) I, II, III e IV.
- B) I e II, apenas.
- C) I e III, apenas.
- D) II e III, apenas.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) I e II, apenas.
Segundo Dalgalarrondo (2008), embora muitos autores utilizem os termos ansiedade e angústia como sinônimos, cabe ressaltar que ambos apresentam diferenças. Em relação às diferenças entre angústia e ansiedade, analise as afirmativas seguir.
A questão está baseada no seguinte texto:
"Ansiedade, Angústia e Medo
Embora muitos autores utilizem os termos ansiedade e angústia como sinônimos, cabe ressaltar algumas diferenças sutis entre tais conceitos.
A ansiedade é definida como estado de humor desconfortável, apreensão negativa em relação ao futuro, inquietação interna desagradável. Inclui manifestações somáticas e fisiológicas (dispnéia, taquicardia, vasoconstrição ou dilatação, tensão muscular, parestesias, tremores, sudorese, tontura, etc.) e manifestações psíquicas (inquietação interna, apreensão, desconforto mental, etc.).
O termo angústia relaciona-se diretamente à sensação de aperto no peito e na garganta, de compressão, sufocamento. Assemelha-se muito à ansiedade, mas tem conotação mais corporal e mais relacionada ao passado. Do ponto de vista existencial, a angústia tem significado mais marcante, é algo que define a condição humana, é um tipo de vivência mais "pesada", mais fundamental que a experiência da ansiedade.
Cabe ressaltar que o medo, caracterizado por referir-se a um objeto mais ou menos preciso, diferencia-se da ansiedade e da angústia, que não se referem a objetos precisos (o medo é, quase sempre, medo de algo)."
Fonte: "Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais" (Dalgalarrondo)
Com isso, é possível identificar apenas as afirmativas I e II como corretas.
IV. Do ponto de vista existencial, a ansiedade tem significado mais marcante, é algo que define a condição humana; trata-se de um tipo de vivência pesada; porém, fundamental.
Portanto, encontramos a resposta na Letra B.
Está correto o que se afirma em
a) I, II, III e IV.
b) I e II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
Deixe um comentário