Segundo Dalgalarrondo (2014), perda de contato com a realidade, danificação do teste de realidade e inversão do arco intencional da consciência são características de:
- A) Síndromes Neuróticas.
- B) Transtornos de Sintomas Somáticos.
- C) Transtornos Fóbicos.
- D) Síndromes Ansiosas.
- E) Síndromes Psicóticas.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) Síndromes Psicóticas.
Segundo Dalgalarrondo (2014), perda de contato com a realidade, danificação do teste de realidade e inversão do arco intencional da consciência são características de:
Base teórica para a compreensão da questão
Para a análise das alternativas, peço ao aluno que não deixe de acompanhar os recortes textuais a seguir, importados da publicação de Dalgalarrondo (2019, p.667), atentando-se especialmente para os grifos em azul:
“As síndromes psicóticas caracterizam-se por experiências como alucinações e delírios, desorganização marcante do pensamento e/ou do comportamento ou comportamento catatônico [...] O “teste de realidade”, que é a função do ego em avaliar e julgar de modo objetivo o mundo externo, estaria gravemente prejudicada na psicose [...] Normalmente partimos de nós mesmos para dirigir nossa consciência em direção ao mundo; na psicose, o mundo é que é percebido como se dirigindo ao sujeito. O mundo invade, por assim dizer, a consciência. Há, assim, a chamada inversão do arco intencional da consciência”
Análise das alternativas
a) Síndromes Neuróticas.
INCORRETA. No que aos quadros cujo as neuroses são o cerne, Dalgalarrondo (2008, p.320) menciona:
“As neuroses se caracterizam por dificuldades e conflitos intrapsíquicos e interpessoais que mantêm o sofrimento, a frustração, a angústia, o empobrecimento e a inadequação tanto do Eu como das relações interpessoais.”
b) Transtornos de Sintomas Somáticos.
INCORRETA. A respeito dos chamados “Transtornos de Sintomas Somáticos”, o DSM-5 (2014, p.312) destaca:
“Indivíduos com transtorno de sintomas somáticos tendem a manifestar níveis muito elevados de preocupação a respeito de doenças. Eles avaliam seus sintomas corporais como indevidamente ameaçadores, nocivos ou problemáticos e com frequência pensam o pior a respeito da própria saúde. Mesmo quando há evidência do contrário, alguns pacientes ainda temem a gravidade médica de seus sintomas.”
c) Transtornos Fóbicos.
INCORRETA. Para consulta do GABARITO da questão, vide LETRA “E”.
d) Síndromes Ansiosas.
INCORRETA. No que tange as “Síndromes Ansiosas”, Dalgalarrondo (201, p.645) explicita:
“As síndromes ansiosas “puras” são ordenadas inicialmente em dois grandes grupos: quadros em que a ansiedade é constante e permanente (ansiedade generalizada, livre e flutuante) e quadros em que há crises de ansiedade abruptas e mais ou menos intensas.”
e) Síndromes Psicóticas.
CORRETA. A alternativa identifica o quadro psíquico requisitado pelo enunciado, conforme a literatura de Dalgalarrondo (2019), portanto, opção CERTA.
_______________
Fonte consultada:
DALGALARRONDO, P. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2019.
Associação Psiquiátrica Americana (APA). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
Dalgalarrondo, P. (2008). Psicopatologia e semiologia dos transtornos. 2. ed. Porto Alegre : Artmed.
Deixe um comentário