Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Segundo Dalgalarrondo (2019, p. 435-436), essa alteração patológica da linguagem pode ser definida como a dificuldade ou incapacidade motora de articular corretamente as palavras devido à fraqueza muscular, paralisia ou coordenação falha dos músculos responsáveis pela fala (músculos do aparelho fonador). Embora a compreensão, a formulação e o significado das palavras sejam normais (não há afasia), sua articulação motora está prejudicada por alterações (paresias, paralisias ou ataxias) da musculatura da fonação (HAERER, 1992). A fala é fraca, pastosa, aparentemente “embriagada”, com seu ritmo prejudicado. A articulação é pobre, com pouca precisão na pronúncia dos fonemas, o que resulta em uma fala lenta e variável em sua intensidade. Particularmente, a articulação das consoantes labiais e dentais é muito defeituosa; além disso, a produção das vogais é distorcida, tornando, às vezes, difícil ou impossível a compreensão (MUSTAFA et al., 2014). Com base no enunciado, assinale a alternativa que indica a qual alteração patológica da linguagem o texto se refere.

Resposta:

A alternativa correta é letra C) Disartria.

Gabarito: Letra C

Segundo Dalgalarrondo (2019, p. 435-436), essa alteração patológica da linguagem pode ser definida como a dificuldade ou incapacidade motora de articular corretamente as palavras devido à fraqueza muscular, paralisia ou coordenação falha dos músculos responsáveis pela fala (músculos do aparelho fonador). Embora a compreensão, a formulação e o significado das palavras sejam normais (não há afasia), sua articulação motora está prejudicada por alterações (paresias, paralisias ou ataxias) da musculatura da fonação (HAERER, 1992). A fala é fraca, pastosa, aparentemente “embriagada”, com seu ritmo prejudicado. A articulação é pobre, com pouca precisão na pronúncia dos fonemas, o que resulta em uma fala lenta e variável em sua intensidade. Particularmente, a articulação das consoantes labiais e dentais é muito defeituosa; além disso, a produção das vogais é distorcida, tornando, às vezes, difícil ou impossível a compreensão (MUSTAFA et al., 2014). Com base no enunciado, assinale a alternativa que indica a qual alteração patológica da linguagem o texto se refere.
a) Afasia.

Errado. As afasias são as síndromes relacionadas à perda da linguagem falada e ouvida, por incapacidade de compreender e utilizar os símbolos verbais, decorrente de lesão neuronal.


b) Discalculia.

Errado. A discalculia é uma dificuldade de aprendizagem na matemática.


c) Disartria.

Certo!


d) Dislexia.

Errado. O termo “dislexia” designa disfunção no aprendizado da leitura.


e) Agrafia.

Errado. A Agrafia é a perda, por lesão orgânica, da linguagem escrita, sem que haja qualquer déficit motor ou perda cognitiva global.

 

Nosso gabarito é Letra C

Fonte: Dalgalarrondo, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais [recurso eletrônico] / Paulo Dalgalarrondo. – 3. ed. – Porto Alegre : Artmed, 2019

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *