Continua após a publicidade..
Segundo Dalgalarrondo, têm‑se definido, em algumas correntes teóricas da psicologia, certos tipos de angústia e de ansiedade. Com base nessa informação, assinale a alternativa correta.
- A) Angústia de separação: seria o medo de perder, de ser castrado, no contexto do complexo de Édipo. Tal conceito foi ampliado posteriormente, recebendo o sentido de uma angústia de perda, ou de risco de perda, de algo importante do ponto de vista narcísico para o indivíduo.
- B) Angústia depressiva: é a sensação intensa de angústia perante perigo ou situação (real ou fantasiada) que indiquem ao sujeito a proximidade ou a possibilidade iminente da morte ou destruição, do aniquilamento (do corpo, do ego).
- C) Angústia existencial: a angústia não seria apenas um sintoma patológico, mas, antes de tudo, um estado anímico básico, constituinte do ser humano. O homem angustia‑se diante de algumas situações existenciais inescapáveis da vida; a situação de estar‑no‑mundo, de estar‑com‑o‑outro, de ser‑para‑a‑morte, por exemplo.
- D) Ansiedade esquizo‑paranoide: tal ansiedade é vivida por um sujeito que teme perder seus objetos bons; teme que estes (internalizados ou reais, externos ou internos) sejam destruídos ou desintegrados e, juntamente com eles, do própro eu.
- E) Ansiedade de aniquilamento: é o tipo de ansiedade vivida como temor de retaliação feroz aos ataques imaginários, fantasmáticos, que o sujeito, em sua fantasia, perpetrou contra seus objetos internos ou externos.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) Angústia existencial: a angústia não seria apenas um sintoma patológico, mas, antes de tudo, um estado anímico básico, constituinte do ser humano. O homem angustia-se diante de algumas situações existenciais inescapáveis da vida; a situação de estar-no-mundo, de estar-com-o-outro, de ser-para-a-morte, por exemplo.
Deixe um comentário