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Segundo o DSM-5, a característica essencial do Transtorno de Estresse Pós-traumático é o desenvolvimento de sintomas característicos após a exposição a um ou mais eventos traumáticos. No caso de crianças com seis anos ou menos, o DSM-5 descreve vários sintomas, dentre os quais,

Resposta:

A alternativa correta é letra D) a frequência de estados emocionais negativos, como culpa, tristeza e vergonha.

 

Segundo o DSM-5, a característica essencial do Transtorno de Estresse Pós-traumático é o desenvolvimento de sintomas característicos após a exposição a um ou mais eventos traumáticos. No caso de crianças com seis anos ou menos, o DSM-5 descreve vários sintomas, dentre os quais,

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"Transtorno de estresse pós-traumático em crianças de 6 anos ou menos
 

A. Em crianças de 6 anos ou menos, exposição a episódio concreto ou ameaça de morte, lesão grave ou violência sexual em uma (ou mais) das seguintes formas:


1. Vivenciar diretamente o evento traumático.


2. Testemunhar pessoalmente o evento ocorrido com outras pessoas, especialmente cuidadores primários.
Nota: O testemunho não inclui eventos vistos apenas em mídia eletrônica, televisão, filmes ou fotografias.


3. Saber que 0 evento traumático ocorreu com pai/mãe ou cuidador.


B. Presença de um (ou mais) dos seguintes sintomas intrusivos associados ao evento traumático, começando depois de sua ocorrência:


1. Lembranças intrusivas angustiantes, recorrentes e involuntárias do evento traumático.
Nota: Lembranças espontâneas e intrusivas podem não parecer necessariamente angustiantes e podem ser expressas como reencenação em brincadeiras.

 

2. Sonhos angustiantes recorrentes nos quais 0 conteúdo e/ou a emoção do sonho estão relacionados ao evento traumático.

 

Nota: Pode não ser possível determinar que o conteúdo assustador está relacionado ao evento traumático.

 

3. Reações dissociativas (p. ex., flashbacks) nas quais a criança sente ou age como se o evento traumático estivesse acontecendo novamente. (Essas reações podem ocorrer em um continuum, com a expressão mais extrema manifestada como uma perda completa da percepção do ambiente ao redor.) Essa reencenação específica do trauma pode ocorrer na brincadeira.

 

4. Sofrimento psicológico intenso ou prolongado ante a exposição a sinais internos ou externos que simbolizem ou se assemelhem a algum aspecto do evento traumático.


5. Reações fisiológicas intensas a lembranças do evento traumático.

 

C. Um (ou mais) dos seguintes sintomas, representando evitação persistente de estímulos associados ao evento traumático ou alterações negativas em cognições e no humor associadas ao evento traumático, deve estar presente, começando depois do evento ou piorando após sua ocorrência.

 

Evitação persistente de estímulos

 

1. Evitação ou esforços para evitar atividades, lugares ou lembranças físicas que despertem recordações do evento traumático.

 

2. Evitação ou esforços para evitar pessoas, conversas ou situações interpessoais que despertem recordações do evento traumático.


Alterações negativas em cognições


3. Frequência substancialmente maior de estados emocionais negativos (p. ex., medo, culpa, tristeza, vergonha, confusão).
4. Interesse ou participação bastante diminuídos em atividades significativas, incluindo redução do brincar.
5. Comportamento socialmente retraído.
6. Redução persistente na expressão de emoções positivas.

 

D. Alterações na excitação e na reatividade associadas ao evento traumático, começando ou piorando depois de sua ocorrência, conforme evidenciado por dois (ou mais) dos seguintes aspectos:

 

1. Comportamento irritadiço ou surtos de raiva (com pouca ou nenhuma provocação) geralmente manifestados como agressão verbal ou física em relação a pessoas ou objetos (incluindo acessos de raiva extremos).
2. Hipervigilância.
3. Respostas de sobressalto exageradas.
4. Problemas de concentração.
5. Perturbação do sono (p. ex., dificuldade em iniciar ou manter o sono, ou sono agitado).

 

E. A perturbação dura mais de um mês.

 

F. A perturbação causa sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo nas relações com pais, irmãos, amigos ou outros cuidadores ou no comportamento na escola.

 

G. A perturbação não se deve aos efeitos fisiológicos de uma substância (p. ex., medicamento ou álcool) ou a outra condição médica."

 

Fonte: DSM-V

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra D.


a)  a busca de estímulos que tragam a lembrança do evento traumático.
b)  a sociabilidade progressiva.
c)  a personificação e a realização.
d)  a frequência de estados emocionais negativos, como culpa, tristeza e vergonha.

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