Segundo o DSM-5, a simulação é a produção intencional de sintomas físicos ou psicológicos, falsos ou grosseiramente exagerados, motivada por incentivos externos, como evitar o serviço militar, evitar o trabalho, obter compensação financeira, fugir de processo criminal ou conseguir drogas.
Tendo em vista essas informações, a metassimulação
- A) tem o mesmo sentido de defensividade ou de simulação negativa.
- B) está relacionada ao exagero dos sinais por parte de um indivíduo realmente doente ou à criação de novos sintomas não decorrentes da doença.
- C) caracteriza-se pela persistência, de forma intencional, da apresentação dos sintomas e dos sinais após cessado o transtorno real.
- D) consiste na simulação antecipada de uma doença para se beneficiar em uma ação planejada, que é apenas premeditação ou maior capacidade de planejamento do simulador.
- E) refere-se a uma tentativa de ocultação ou minimização de sintomas ou transtornos existentes.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) caracteriza-se pela persistência, de forma intencional, da apresentação dos sintomas e dos sinais após cessado o transtorno real.
Gabarito: Letra C
Sobre as formas de manipulação na medicina forense, relembre:
“pré-simulação ou simulação anterior - é aquela praticada de forma premeditada. O simulador planeja e executa seus sintomas com antecedência, de forma a criar um reconhecimento social de sua doença, para depois buscar os benefícios que deseja. Essa forma de simulação seria relativamente rara de acontecer devido às dificuldades de organização que enseja.
• Parassimulação, supersimulação ou simulação aumentada - ocorre quando uma pessoa copia e imita sintomas e condutas de outras pessoas doentes mentais, com o objetivo de obter vantagens. Essa forma de simulação pode acontecer por parte de uma pessoa normal, como também entre pessoas enfermas, principalmente com transtornos psicopáticos.
• Metassimulação ou simulação residual- seria a forma mais freqüente de simulação, em que o sujeito, após recuperar-se de determinada doença mental, continua a fingir os sintomas da mesma com o objetivo de auferir vantagens (casos comuns em perícias relacionadas a benefícios da Previdência Social).”
a) tem o mesmo sentido de defensividade ou de simulação negativa. b) está relacionada ao exagero dos sinais por parte de um indivíduo realmente doente ou à criação de novos sintomas não decorrentes da doença. c) caracteriza-se pela persistência, de forma intencional, da apresentação dos sintomas e dos sinais após cessado o transtorno real. d) consiste na simulação antecipada de uma doença para se beneficiar em uma ação planejada, que é apenas premeditação ou maior capacidade de planejamento do simulador.
e) refere-se a uma tentativa de ocultação ou minimização de sintomas ou transtornos existentes.
A afirmativa que descreve corretamente a metassimulação é a Letra C.
Deixe um comentário