Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Segundo o DSM-5, os ataques de pânico para os quais não há gatilho ou desencadeante óbvio no momento da ocorrência denominam-se:

Resposta:

A alternativa correta é letra A) Ataques de pânico inesperados.

 

Segundo o DSM-5, os ataques de pânico para os quais não há gatilho ou desencadeante óbvio no momento da ocorrência denominam-se:

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"Existem dois tipos característicos de ataques de pânico: esperado e inesperado.

 

Os ataques de pânico esperados são ataques para os quais existe um sinal ou desencadeante óbvio, como as situações em que eles geralmente ocorreram.

 

Os ataques de pânico inesperados são aqueles para os quais não há gatilho ou desencadeante óbvio no momento da ocorrência (p. ex., quando em relaxamento ou durante o sono [ataque de pânico noturno]).

 

A determinação de os ataques de pânico serem esperados ou inesperados é feita pelo clínico, que faz esse julgamento com base em uma combinação de questionamento cuidadoso quanto à seqüência dos eventos que precederam ou levaram ao ataque e o próprio julgamento do indivíduo sobre se ataque pareceu ter ocorrido ou não por alguma razão aparente. As interpretações culturais podem influenciar a determinação como esperado ou inesperado. Sintomas específicos da cultura (p. ex., tinido, dor na nuca, dor de cabeça, gritos ou choro descontrolado) podem ser vistos; entretanto, não devem ser contabilizados como um dos quatro sintomas requeridos.

 

Os ataques de pânico podem ocorrer no contexto de um transtorno mental (p. ex., transtornos de ansiedade, transtornos depressivos, transtornos bipolares, transtornos alimentares, transtorno obsessivo-compulsivo e transtornos relacionados, transtornos da personalidade, transtornos psicóticos, transtornos por uso de substâncias) e de algumas condições médicas (p. ex., cardíaca, respiratória, vestibular, gastrintestinal), com a maioria nunca satisfazendo os critérios para transtorno de pânico. São necessários ataques de pânico inesperados recorrentes para um diagnóstico de transtorno de pânico."

 

Fonte: DSM-V

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra A.


a)  Ataques de pânico inesperados.
b)  Ataques de pânico esperados.
c)  Pânico irrealista.
d)  Pânico interno.
e)  Pânico autogerado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *