Segundo o DSM-5, para ser considerada como um episódio de compulsão alimentar no Transtorno de Compulsão Alimentar, uma ocorrência de consumo excessivo de alimento deve ser acompanhada por uma sensação de:
- A) Fadiga.
- B) Dor abdominal.
- C) Falta de controle.
- D) Alívio.
- E) Prazer.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) Falta de controle.
Segundo o DSM-5, para ser considerada como um episódio de compulsão alimentar no Transtorno de Compulsão Alimentar, uma ocorrência de consumo excessivo de alimento deve ser acompanhada por uma sensação de:
A questão está baseada no seguinte texto:
"Características Diagnósticas
A característica essencial do transtorno de compulsão alimentar são episódios recorrentes de compulsão alimentar que devem ocorrer, em média, ao menos uma vez por semana durante três meses (Critério D). Um "episódio de compulsão alimentar" é definido como a ingestão, em um período determinado, de uma quantidade de alimento definitivamente maior do que a maioria das pessoas consumiria em um mesmo período sob circunstâncias semelhantes (Critério A1). O contexto em que a ingestão ocorre pode afetar a estimativa do clínico quanto à ingestão ser ou não excessiva. Por exemplo, uma quantidade de alimento que seria considerada excessiva para uma refeição típica seria considerada normal durante uma refeição comemorativa ou nas festas de fim de ano. Um "período de tempo determinado" refere-se a um período delimitado, geralmente inferior a duas horas. Não é necessário que um episódio de compulsão alimentar limite-se a um único contexto. Por exemplo, um indivíduo pode começar a comer compulsivamente em um restaurante e depois continuar a comer quando volta para casa. Lanches contínuos em pequenas quantidades de alimento ao longo do dia não seriam considerados compulsão alimentar.
Uma ocorrência de consumo excessivo de alimento deve ser acompanhada por uma sensação de falta de controle (Critério A2) para ser considerada um episódio de compulsão alimentar. Um indicador da perda de controle é a incapacidade de evitar comer ou de parar de comer depois de começar. Alguns indivíduos descrevem uma qualidade dissociativa durante, ou depois de, episódios de compulsão alimentar. O prejuízo no controle associado à compulsão alimentar pode não ser absoluto; por exemplo, um indivíduo pode continuar a comer compulsivamente enquanto 0 telefone está tocando, mas vai parar se um conhecido ou o cônjuge entrar no recinto. Alguns indivíduos relatam que seus episódios de compulsão alimentar não são mais caracterizados por um sentimento agudo de perda de controle, e sim por um padrão mais generalizado de ingestão descontrolada. Se relatarem que desistiram dos esforços para controlar a ingestão, a perda de controle ainda assim pode ser considerada presente. A compulsão alimentar também pode ser planejada, em alguns casos. (...)"
Fonte: DSM-V
Com isso, encontramos a resposta na Letra C.
a) Fadiga.
b) Dor abdominal.
c) Falta de controle.
d) Alívio.
e) Prazer.
Deixe um comentário