Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Segundo o DSM-IV-TR, o Transtorno de Ansiedade Induzido por Substância caracteriza-se por sintomas proeminentes de ansiedade, considerados como sendo a consequência fisiológica direta de uma droga de abuso, um medicamento ou exposição a

Resposta:

A alternativa correta é letra C) uma toxina.

De acordo com DSM-IV TR:

As características essenciais do Transtorno de Ansiedade Induzido por Substância são sintomas proeminentes de ansiedade (Critério A), considerados como decorrentes dos efeitos fisiológicos diretos de uma substância (droga de abuso, medicamento ou exposição a uma toxina) (Critério B). Dependendo da natureza da substância e do contexto no qual os sintomas ocorrem (isto é, durante intoxicação ou abstinência), a perturbação pode envolver ansiedade proeminente, Ataques de Pânico, fobias, obsessões ou compulsões. Embora a apresentação clínica do Transtorno de Ansiedade Induzido por Substância possa assemelhar-se à de Transtorno de Pânico, Transtorno de Ansiedade Generalizada, Fobia Social ou Transtorno Obsessivo-Compulsivo, ela não satisfaz todos os critérios para um desses transtornos. O distúrbio não deve ser melhor explicado por um transtorno mental (por ex., outro Transtorno de Ansiedade) não induzido por substância (Critério C).

 


Análise das alternativas:

 

a) Incorreta. Elemento ansiógeno é um termo muito genérico para caracterizar os sintomas do transtorno em questão. 

 

b) Incorreta. A exposição a um conflito não é capaz de provocar um transtorno induzido por substância.

 

c) Correta. Conforme o DSM-IV, os sintomas do transtorno de ansiedade induzido por substância são consequência direta de uma droga de abuso, um medicamento ou exposição a uma toxina.

 

d) Incorreta. A exposição a uma experiência traumática pode provocar um transtorno de estresse pós traumático, não um transtorno induzido por substância.

 

e) Incorreta. Uma frustração pode disparar outros transtornos de ansiedade, mas não transtorno induzido por substância.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *