Segundo o DSM-V, o que é um Transtorno Mental?
- A) É a consequência advinda de efeitos traumáticos, conscientes ou inconscientes, que resultam em um conjunto de sintomas determinados em critérios diagnósticos, e que apresentam evolução clínica e prognóstico similar entre si e com certa padronagem fenomenológica.
- B) É uma síndrome caracterizada por perturbação clinicamente significativa na cognição, na regulação emocional ou no comportamento de um indivíduo que reflete uma disfunção nos processos psicológicos, biológicos ou de desenvolvimento subjacentes ao funcionamento mental.
- C) É um conjunto de sintomas de longa duração, necessariamente associados à uma experiência intensa de sofrimento, podendo ou não ser despersonalizantes, contanto que torne o sujeito socialmente disfuncional em relação ao que se espera dele culturalmente.
- D) É um desvio social de comportamento, de natureza política, religiosa ou sexual, ou conflitos basicamente referentes ao indivíduo e à sociedade, a menos que o desvio ou conflito seja o resultado de uma disfunção biológica no indivíduo.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) É uma síndrome caracterizada por perturbação clinicamente significativa na cognição, na regulação emocional ou no comportamento de um indivíduo que reflete uma disfunção nos processos psicológicos, biológicos ou de desenvolvimento subjacentes ao funcionamento mental.
Segundo o DSM-V, o que é um Transtorno Mental?
Observe o texto do DSM-V:
"Definição de um Transtorno Mental
Cada transtorno identificado na Seção II do Manual (exceto os transtornos nos capítulos "Transtornos do Movimento Induzidos por Medicamentos e Outros Efeitos Adversos de Medicamentos" e "Outras Condições que Podem Ser Foco da Atenção Clínica") deve satisfazer a definição de transtorno mental. Embora nenhuma definição seja capaz de capturar todos os aspectos de todos os transtornos inseridos no DSM-5, exigem-se os seguintes elementos:
Um transtorno mental é uma síndrome caracterizada por perturbação clinicamente significativa na cognição, na regulação emocional ou no comportamento de um indivíduo que reflete uma disfunção nos processos psicológicos, biológicos ou de desenvolvimento subjacentes ao funcionamento mental. Transtornos mentais estão frequentemente associados a sofrimento ou incapacidade significativos que afetam atividades sociais, profissionais ou outras atividades importantes. Uma resposta esperada ou aprovada culturalmente a um estressor ou perda comum, como a morte de um ente querido, não constitui transtorno mental. Desvios sociais de comportamento (p. ex., de natureza política, religiosa ou sexual) e conflitos que são basicamente referentes ao indivíduo e à sociedade não são transtornos mentais a menos que o desvio ou conflito seja o resultado de uma disfunção no indivíduo, conforme descrito."
Fonte: DSM-V
Com isso, encontramos a resposta na Letra B.
a) É a consequência advinda de efeitos traumáticos, conscientes ou inconscientes, que resultam em um conjunto de sintomas determinados em critérios diagnósticos, e que apresentam evolução clínica e prognóstico similar entre si e com certa padronagem fenomenológica.
b) É uma síndrome caracterizada por perturbação clinicamente significativa na cognição, na regulação emocional ou no comportamento de um indivíduo que reflete uma disfunção nos processos psicológicos, biológicos ou de desenvolvimento subjacentes ao funcionamento mental.
c) É um conjunto de sintomas de longa duração, necessariamente associados à uma experiência intensa de sofrimento, podendo ou não ser despersonalizantes, contanto que torne o sujeito socialmente disfuncional em relação ao que se espera dele culturalmente.
d) É um desvio social de comportamento, de natureza política, religiosa ou sexual, ou conflitos basicamente referentes ao indivíduo e à sociedade, a menos que o desvio ou conflito seja o resultado de uma disfunção biológica no indivíduo.
Deixe um comentário