Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Segundo Paim, alterações mentais caracterizadas pela regressão da personalidade adulta ao nível do comportamento infantil, denomina-se:

Resposta:

A alternativa correta é letra D) puerilismo

Gabarito Letra D

 

Segundo Paim, alterações mentais caracterizadas pela regressão da personalidade adulta ao nível do comportamento infantil, denomina-se:

a)  monia

b)  repressão

c)  regressão

d)  puerilismo

e)  infantilismo

 

O que a questão traz é o que Paim apresenta como o conceito de puerilismo:

Puerilismo

O termo puerilismo é empregado em psiquiatria para designar as alterações mentais caracterizadas pela regressão da personalidade adulta ao nível do comportamento infantil. Em consequência, o enfermo adota inconscientemente as atitudes, a linguagem e o estado de ânimo de uma criança.

Dupré e Devaux fizeram uma descrição completa do puerilismo em um caso de tumor fronto-temporal: "O puerilismo se manifesta, através dos atos comuns da vida cotidiana, por reações de impaciência e de obstinação fúteis por seus motivos, ingênuos em sua expressão e desproporcionais por sua intensidade; pelo emprego de locuções e fórmulas infantis em sua linguagem, pela maneira simples, monótona, impessoal e declamatória de seus relatos; por sua expressão um tanto abobada, de uma torpeza que se diria afetada da mimica e da atitude; pela sugestibilidade extrema na conversação, a natureza pueril de suas frases, de suas ocupações. Dirse-ia que, em certos momentos, segundo uma expressão familiar, porém verdadeiramente justa, o enfermo está bestializado".

Trata-se de uma verdadeira regressão da vida mental aos estágios da infância. Essa regressão se exterioriza através da atitude, da mimica, da linguagem e das ocupações do enfermo, traduzindo a natureza pueril de seus sentimentos, gostos, tendências e apetites.”

 

Nosso gabarito é Letra D.

 

Referência

PAIM, Isaías. Curso de psicopatologia. 11. ed. São Paulo: Ed. Pedagógica e Universitária, 1993. 278p.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *