Segundo Whitbourne e Halgin (2015, p. 118-119) “as crianças que têm um transtorno específico da aprendizagem vivenciam um atraso ou déficit em sua capacidade de adquirir uma habilidade acadêmica básica. Essas dificuldades tornam-se evidentes quando suas realizações e habilidades estão substancialmente abaixo do nível de desempenho para suas idades, educação e inteligência. Nessa categoria geral, os profissionais também especificam qual esfera acadêmica o transtorno envolve e seu nível de gravidade (leve, moderado e grave).
No que concerne a Discalculia, é CORRETO afirmar que ela se caracteriza como um:
- A) Transtorno específico da aprendizagem com prejuízo na matemática, onde os indivíduos têm dificuldade com tarefas e conceitos matemáticos. Podem ser incapazes de entender termos, símbolos e conceitos matemáticos. A discalculia se refere a um padrão de dificuldades no sentido numérico, na capacidade de aprender fatos matemáticos e em realizar cálculos corretos. Uma criança de idade escolar com esse transtorno pode ter problemas para completar a lição de casa. Já um adulto afetado poderia ser incapaz de controlar o saldo no talão de cheques devido à dificuldade em realizar cálculos matemáticos simples.
- B) Uma alteração no organismo onde a escrita se manifesta de forma incorreta, com erros e substituições de grafemas, alteração atribuída às dificuldades no mecanismo de conversão letra-som que interferem nas funções auditivas superiores e nas habilidades linguístico-perceptivas.
- C) Déficits em comportamentos comunicativos não-verbais usados para interação social, variando, por exemplo, de comunicação verbal e não verbal mal integrada; a anormalidades no contato visual e linguagem corporal ou déficits na compreensão e uso de gestos; a uma total falta de expressões faciais e comunicação não verbal.
- D) Uma alteração no organismo que faz com que ele deixe de ser capaz de falar corretamente, pronunciando as palavras corretamente e elaborando as frases com coerência. Na discalculia, o paciente não consegue mais articular as palavras usando os músculos da face e da boca.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Transtorno específico da aprendizagem com prejuízo na matemática, onde os indivíduos têm dificuldade com tarefas e conceitos matemáticos. Podem ser incapazes de entender termos, símbolos e conceitos matemáticos. A discalculia se refere a um padrão de dificuldades no sentido numérico, na capacidade de aprender fatos matemáticos e em realizar cálculos corretos. Uma criança de idade escolar com esse transtorno pode ter problemas para completar a lição de casa. Já um adulto afetado poderia ser incapaz de controlar o saldo no talão de cheques devido à dificuldade em realizar cálculos matemáticos simples.
Gabarito: Letra A
No que concerne a Discalculia, é CORRETO afirmar que ela se caracteriza como um:
a) Transtorno específico da aprendizagem com prejuízo na matemática, onde os indivíduos têm dificuldade com tarefas e conceitos matemáticos. Podem ser incapazes de entender termos, símbolos e conceitos matemáticos. A discalculia se refere a um padrão de dificuldades no sentido numérico, na capacidade de aprender fatos matemáticos e em realizar cálculos corretos. Uma criança de idade escolar com esse transtorno pode ter problemas para completar a lição de casa. Já um adulto afetado poderia ser incapaz de controlar o saldo no talão de cheques devido à dificuldade em realizar cálculos matemáticos simples.
Certo!
“Indivíduo com transtorno específico da aprendizagem com prejuízo na matemática têm dificuldade com tarefas e conceitos matemáticos. Podem ser incapazes de entender termos, símbolos e conceitos matemáticos. Esses indivíduos podem ter discalculia, que se refere a um padrão de dificuldades no sentido numérico, na capacidade de aprender fatos matemáticos e em realizar cálculos corretos. Uma criança de idade escolar com esse transtorno pode ter problemas para completar a lição de casa. Já um adulto afetado poderia ser incapaz de controlar o saldo no talão de cheques devido a dificuldade em realizar cálculos matemáticos simples. Existem sérias consequências de longo prazo em ter um transtorno específico da aprendizagem com prejuízo na matemática. Em um estudo longitudinal de larga escala com mais de 17 mil indivíduos acompanhados do nascimento até a idade adulta, as pessoas com habilidades matemáticas mais pobres tinham taxas mais baixas de emprego em tempo integral, e os cargos que tinham eram em trabalhos manuais de salário mais baixo. Sem intervenção, indivíduos com esse transtorno podem ter sua qualidade de vida afetada pela gravidade das consequências da sua condição”
b) Uma alteração no organismo onde a escrita se manifesta de forma incorreta, com erros e substituições de grafemas, alteração atribuída às dificuldades no mecanismo de conversão letra-som que interferem nas funções auditivas superiores e nas habilidades linguístico-perceptivas.
Errado. Esse é o transtorno específico da aprendizagem com prejuízo na expressão escrita.
c) Déficits em comportamentos comunicativos não-verbais usados para interação social, variando, por exemplo, de comunicação verbal e não verbal mal integrada; a anormalidades no contato visual e linguagem corporal ou déficits na compreensão e uso de gestos; a uma total falta de expressões faciais e comunicação não verbal.
Errado. A discalculia é um déficit no aprendizado da matemática.
d) Uma alteração no organismo que faz com que ele deixe de ser capaz de falar corretamente, pronunciando as palavras corretamente e elaborando as frases com coerência. Na discalculia, o paciente não consegue mais articular as palavras usando os músculos da face e da boca.
Errado. Essa não é a discalculia.
Nosso gabarito é Letra A
Fonte: Whitbourne, Susan Krauss. Psicopatologia : perspectivas clínicas dos transtornos psicológicos [recurso eletrônico] / Susan Krauss Whitbourne, Richard P. Halgin ; tradução: Maria Cristina G. Monteiro ; revisão técnica: Francisco B. Assumpção Jr., Evelyn Kuczynski. – 7. ed. – Porto Alegre : AMGH, 2015.
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