Segundo Whitbourne e Halgin (2015, p. 122-123) “um dos transtornos psicológicos mais comumente reconhecidos em termos de atenção popular, o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento que envolve um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade. Os critérios diagnósticos e o nome da condição mudaram de maneira significativa ao longo das últimas décadas. Somando-se às complicações em nosso entendimento do TDAH estão os debates em relação a sua prevalência, suas causas, seu curso e seu tratamento.
No que concerne as características do TDAH, marque a alternativa INCORRETA.
- A) Os adultos com TDAH são mais propensos a demonstrar hiperatividade e impulsividade e menos em continuar com os sintomas de desatenção. Os adultos com TDAH são menos inclinados a ter dificuldade para organizar tarefas e realizar aquelas que envolvam priorizar atividades com base na importância, a cometer erros por desatenção e a perder coisas. Diferentemente das crianças, os adultos apresentam maior evidência de inquietação e impulsividade, sem maiores dificuldades em manter o foco de atenção.
- B) Os indivíduos que preenchem os critérios diagnósticos do DSM-5 para TDAH têm, em um grau extremo, padrões de comportamento nos quais são desatentos e hiperativos/impulsivos.
- C) Os dois componentes do transtorno (desatentos e hiperativos/impulsivos) são definidos em termos de um conjunto de critérios comportamentais específicos. Os terapeutas também podem diagnosticar crianças com TDAH “tipo combinado” se elas satisfizerem ambos os conjuntos de critérios por pelo menos 6 meses.
- D) Os terapeutas também podem diagnosticá-las com TDAH “tipo predominantemente desatento” se satisfizerem os critérios para desatenção, mas não para hiperatividade-impulsividade, nos últimos 6 meses. De forma alternativa, os profissionais podem diagnosticá-las como “predominantemente hiperativas-impulsivas” se satisfizerem o segundo conjunto de critérios, mas não demonstraram desatenção, nos 6 meses anteriores.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Os adultos com TDAH são mais propensos a demonstrar hiperatividade e impulsividade e menos em continuar com os sintomas de desatenção. Os adultos com TDAH são menos inclinados a ter dificuldade para organizar tarefas e realizar aquelas que envolvam priorizar atividades com base na importância, a cometer erros por desatenção e a perder coisas. Diferentemente das crianças, os adultos apresentam maior evidência de inquietação e impulsividade, sem maiores dificuldades em manter o foco de atenção.
Gabarito: Letra A
No que concerne as características do TDAH, marque a alternativa INCORRETA.
a) Os adultos com TDAH são mais propensos a demonstrar hiperatividade e impulsividade e menos em continuar com os sintomas de desatenção. Os adultos com TDAH são menos inclinados a ter dificuldade para organizar tarefas e realizar aquelas que envolvam priorizar atividades com base na importância, a cometer erros por desatenção e a perder coisas. Diferentemente das crianças, os adultos apresentam maior evidência de inquietação e impulsividade, sem maiores dificuldades em manter o foco de atenção.
Errado. Os adultos são menos propensos a demonstrar hiperatividade, e mais desatenção.
“Os sintomas de TDAH aparecem em diferentes formas nos adultos se comparados às crianças. Os adultos com TDAH são menos propensos a demonstrar hiperatividade e impulsividade e mais a continuar com os sintomas de desatenção. Seus sintomas ajustam-se a um quadro congruente com déficits no funcionamento executivo, significando que são mais inclinados a ter dificuldade para organizar tarefas e realizar aquelas que envolvam priorizar atividades com base na importância, a cometer erros por desatenção e a perder coisas. Embora as crianças possam apresentar maior evidência de inquietação e impulsividade, o TDAH adulto envolve dificuldades em manter o foco de atenção (Kessler et al., 2010). Em suas vidas diárias, então, os adultos com TDAH têm problemas para criar rotinas, são desregrados em seu manejo de tempo e dinheiro e acham difícil completar o trabalho acadêmico ou acompanhar tarefas no trabalho. Durante toda a vida adulta, os homens em particular têm um risco mais alto de sofrer acidentes de carro e de receber multas de trânsito”
b) Os indivíduos que preenchem os critérios diagnósticos do DSM-5 para TDAH têm, em um grau extremo, padrões de comportamento nos quais são desatentos e hiperativos/impulsivos.
Certo! Veja:
“Os indivíduos que preenchem os critérios diagnósticos do DSM-5 para TDAH têm, em um grau extremo, padrões de comportamento nos quais são desatentos e hiperativos/ impulsivos. Os dois componentes do transtorno são definidos em termos de um conjunto de critérios comportamentais específicos. Os terapeutas também podem diagnosticar crianças com TDAH “tipo combinado” se elas satisfizerem ambos os conjuntos de critérios por pelo menos 6 meses.”
c) Os dois componentes do transtorno (desatentos e hiperativos/impulsivos) são definidos em termos de um conjunto de critérios comportamentais específicos. Os terapeutas também podem diagnosticar crianças com TDAH “tipo combinado” se elas satisfizerem ambos os conjuntos de critérios por pelo menos 6 meses.
Certo! Essa informação também está no trecho apresentado na afirmativa anterior.
d) Os terapeutas também podem diagnosticá-las com TDAH “tipo predominantemente desatento” se satisfizerem os critérios para desatenção, mas não para hiperatividade-impulsividade, nos últimos 6 meses. De forma alternativa, os profissionais podem diagnosticá-las como “predominantemente hiperativas-impulsivas” se satisfizerem o segundo conjunto de critérios, mas não demonstraram desatenção, nos 6 meses anteriores.
Certo! Veja:
“Eles também podem diagnosticá-las com TDAH “tipo predominantemente desatento” se satisfizerem os critérios para desatenção, mas não para hiperatividade-impulsividade, nos últimos 6 meses. De forma alternativa, os profissionais podem diagnosticá-las como “predominantemente hiperativas-impulsivas” se satisfizerem o segundo conjunto de critérios, mas não demonstraram desatenção, nos 6 meses anteriores. Os pesquisadores estimam a prevalência média de TDAH no mundo em 5,29%, mas as diferenças nas taxas de prevalência do transtorno variam amplamente de acordo com o país e a região do mundo (Fig. 5.1) (Polanczyk, de Lima, Horta, Biederman, & Rohde, 2007). A variabilidade nas taxas de prevalência não se devem a diferenças reais na incidência da condição, mas a diferenças metodológicas entre os estudos epidemiológicos. Contudo, pela disparidade nessas taxas, podemos concluir que as definições de TDAH ainda necessitam de muito esclarecimento e padronização.”
Nosso gabarito é Letra A
Fonte: Whitbourne, Susan Krauss. Psicopatologia : perspectivas clínicas dos transtornos psicológicos [recurso eletrônico] / Susan Krauss Whitbourne, Richard P. Halgin ; tradução: Maria Cristina G. Monteiro ; revisão técnica: Francisco B. Assumpção Jr., Evelyn Kuczynski. – 7. ed. – Porto Alegre : AMGH, 2015.
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