Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Simões (2019), a respeito das psicopatologias e o comportamento no trânsito, afirma que: “A violação dos direitos de outras pessoas que se apresentam, também, como violência e agressividade, é um requisito para o diagnóstico de um distúrbio de conduta. Como as manifestações dos transtornos de conduta e do comportamento antissocial incluem o fracasso em obedecer às regras sociais, apesar das capacidades mentais e sociais relativamente intactas, muitos viram os transtornos como principalmente socialmente determinados.” (SIMÕES, 2019, p. 49). Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta, levando em consideração Simões (2019):

I. De acordo com a Associação Psiquiátrica Americana (APA), os limites entre normalidade e patologia variam em diferentes culturas com relação a tipos específicos de comportamentos.

II. Ainda, de acordo com a APA, um transtorno mental é uma síndrome caracterizada por perturbação clinicamente significativa na cognição, na regulação emocional ou no comportamento de um indivíduo.

III. A área da psicopatologia, em qualquer época, é uma tarefa complexa, necessitando de articulações e contextualizações de uma série de questões para não se perder no preconceito e as opiniões infundadas, por exemplo.

Estão corretas as afirmativas:

Resposta:

A alternativa correta é letra D) I, II e III

Gabarito Letra D

 Certo! Isso aparece na introdução do DSM:

Os limites entre normalidade e patologia variam em diferentes culturas com relação a tipos específicos de comportamentos. Os limiares de tolerância para sintomas ou comportamentos específicos são diferentes conforme a cultura, o contexto social e a família. Portanto, o nível em que uma experiência se torna problemática ou patológica será diferente. O discernimento de que um determinado comportamento é anormal e exige atenção clínica depende de normas culturais que são internalizadas pelo indivíduo e aplicadas por outros a seu redor, incluindo familiares e clínicos.”

 

Certo! Ainda no DSM:

 “Um transtorno mental é uma síndrome caracterizada por perturbação clinicamente significativa na cognição, na regulação emocional ou no comportamento de um indivíduo que reflete uma disfunção nos processos psicológicos, biológicos ou de desenvolvimento subjacentes ao funcionamento mental. Transtornos mentais estão frequentemente associados a sofrimento ou incapacidade significativos que afetam atividades sociais, profissionais ou outras atividades importantes. Uma resposta esperada ou aprovada culturalmente a um estressor ou perda comum, como a morte de um ente querido, não constitui transtorno mental. Desvios sociais de comportamento (p. ex., de natureza política, religiosa ou sexual) e conflitos que são basicamente referentes ao indivíduo e à sociedade não são transtornos mentais a menos que o desvio ou conflito seja o resultado de uma disfunção no indivíduo, conforme descrito.”

 

 Certo! Considerando que a doença mental também é parte da cultura, é fundamental que haja alguma forma de controle em seu estudo, para que o preconceito não tenha grande influência.

Nosso gabarito é Letra D

 

Fonte: AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, Fifth Edition (DSM-5). Arlington, VA: American Psychiatric Association, 2013

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *