Sobre a ação das medicações antidepressivas é CORRETO afirmar.
- A) Todos os antidepressivos que são eficazes, reforçam a ação sináptica de uma ou mais das três monoaminas (DA, NA e 5-HT), por meio do bloqueio da enzima monoamina oxidase (MAO) (intra e extracelular) ou do bloqueio do transportador pré-sináptico dessas monoaminas.
- B) Acredita-se que os antidepressivos possam alterar a responsividade do cérebro a diversos estímulos cognitivos e emocionais por influenciarem, de forma indireta, os receptores de diversas enzimas.
- C) Os antidepressivos bloqueadores da MAO são bloqueadores irreversíveis da enzima a que se ligam, portanto, à MAO, de forma covalente e irreversível, destruindo, assim, sua função para sempre. A atividade da enzima só retorna depois da síntese de novas enzimas pelo neurônio (núcleo celular).
- D) A ação dos antidepressivos tricíclicos (ADTs) ocorre por meio do bloqueio dos transportadores de DA e 5-HT.
- E) Os Inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS) são uma classe de drogas que tem, em comum, uma característica farmacológica específica: a inibição seletiva e potente da recaptação de DA, também conhecida como inibição do transportador de NA, totalizando quatro drogas.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Todos os antidepressivos que são eficazes, reforçam a ação sináptica de uma ou mais das três monoaminas (DA, NA e 5-HT), por meio do bloqueio da enzima monoamina oxidase (MAO) (intra e extracelular) ou do bloqueio do transportador pré-sináptico dessas monoaminas.
Sobre a ação das medicações antidepressivas é CORRETO afirmar.
A questão está baseada no seguinte texto:
"2.5 TEORIA SOBRE A AÇÃO DAS MEDICAÇÕES ANTIDEPRESSIVAS
Embora os mecanismos de ação dos antidepressivos sejam complexos, a ideia geral é, na verdade, bastante simples. Todos os antidepressivos que são eficazes reforçam a ação sináptica de uma ou mais das três monoaminas (DA, NA e 5-HT), por meio do bloqueio da enzima MAO (intra e extracelular) ou do bloqueio do transportador pré-sináptico dessas monoaminas (STAHL, 2013, p. 342).
Acredita-se que os antidepressivos possam alterar a responsividade do cérebro a diversos estímulos cognitivos e emocionais por influenciarem, direta e indiretamente, os receptores dos neurônios (HYMAN; COHEN, 2014, p. 1229).
(...)
Os antidepressivos inibidores da MAO (IMAO) não foram sintetizados com fins antidepressivos, conforme foi relatado, mas sim, descobertos ao acaso, a partir das medicações utilizadas para tratar a tuberculose. Os antidepressivos inibidores da MAO, embora sejam bastante conhecidos como potentes antidepressivos, também são utilizados no tratamento terapêutico dos transtornos de ansiedade, transtorno de pânico, ansiedade social (fobia social), bulimia nervosa, transtorno do estresse pós-traumático (TEPT), transtorno do deficit de atenção/hiperatividade (TDAH), dor na angina e enxaqueca (SADOCK; SADOCK; SUSSNAM, 2015, p. 188; STAHL, 2013, p. 382).
Os IMAOs são inibidores irreversíveis da enzima a que se ligam, portanto, à MAO, de forma covalente e irreversível, destruindo, assim, sua função para sempre. A atividade da enzima só retorna depois da síntese de novas enzimas pelo neurônio (núcleo celular).
(...)
A ação dos ADTs ocorre por meio do bloqueio dos transportadores de NA e 5-HT (ver FIGURA 25), alguns deles apresentam mais potência na inibição do transportador de 5-HT, outros são mais seletivos para NA, em relação à 5-HT, contudo muitos deles bloqueiam a recaptação tanto de 5-HT quanto de NA, em alguma medida, causando as ações terapêuticas antidepressivas desejadas (STAHL, 2013, p. 398).
(...)
Os ISRS são uma classe de drogas que tem em comum uma característica farmacológica específica: a inibição seletiva e potente da recaptação de 5-HT, também conhecida como inibição do transportador de 5-HT, totalizando seis drogas (ver QUADRO 1)."
Fonte: "Introdução à Psicofarmacologia e Noções de Tratamento Farmacológico" (Fonseca)
Com isso, encontramos a resposta na Letra A.
a) Todos os antidepressivos que são eficazes, reforçam a ação sináptica de uma ou mais das três monoaminas (DA, NA e 5-HT), por meio do bloqueio da enzima monoamina oxidase (MAO) (intra e extracelular) ou do bloqueio do transportador pré-sináptico dessas monoaminas.
b) Acredita-se que os antidepressivos possam alterar a responsividade do cérebro a diversos estímulos cognitivos e emocionais por influenciarem, de forma indireta, os receptores de diversas enzimas.
c) Os antidepressivos bloqueadores da MAO são bloqueadores irreversíveis da enzima a que se ligam, portanto, à MAO, de forma covalente e irreversível, destruindo, assim, sua função para sempre. A atividade da enzima só retorna depois da síntese de novas enzimas pelo neurônio (núcleo celular).
d) A ação dos antidepressivos tricíclicos (ADTs) ocorre por meio do bloqueio dos transportadores de DA e 5-HT.
e) Os Inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS) são uma classe de drogas que tem, em comum, uma característica farmacológica específica: a inibição seletiva e potente da recaptação de DA, também conhecida como inibição do transportador de NA, totalizando quatro drogas.
Deixe um comentário