Sobre a ansiedade infantil:
I – Os transtornos de ansiedade muitas vezes surgem durante a infância e adolescência.
II – Os transtornos de ansiedade são estados de medo, preocupação ou pavor, desproporcionais com a situação, e que enfraquecem as habilidades funcionais normais
III – Em algum momento durante a infância, cerca de 10 a 15% das crianças experimentam um transtorno de ansiedade
IV – Os sintomas mais comuns da ansiedade infantil são: alterações no apetite, dificuldades no sono, queda no rendimento escolar, dor de barriga, dores de cabeça, medos e preocupações excessivas.
São corretas:
- A) I, III e IV
- B) I e III
- C) II e III
- D) I, II, III e IV
Resposta:
A alternativa correta é letra D) I, II, III e IV
Gabarito: Letra D
I - Os transtornos de ansiedade muitas vezes surgem durante a infância e adolescência.
Certo! Essa é uma possibilidade real.
“Existem diferentes transtornos de ansiedade. Um dos mais conhecidos é o transtorno de ansiedade generalizada, que é muito frequente em adultos, mas existem outros tipos que também podem surgir na infância ou adolescência.”
II - Os transtornos de ansiedade são estados de medo, preocupação ou pavor, desproporcionais com a situação, e que enfraquecem as habilidades funcionais normais
Certo! Essa é a definição dos transtornos de ansiedade.
“Os distúrbios da ansiedade são estados de medo, preocupação ou pavor, desproporcionais com a situação, e que enfraquecem as habilidades funcionais normais da criança. A ansiedade pode resultar de problemas físicos. O diagnóstico é clínico. O tratamento é feito com terapia de comportamento e fármacos, geralmente antidepressivos (ISRS).”
III - Em algum momento durante a infância, cerca de 10 a 15% das crianças experimentam um transtorno de ansiedade
Certo!
“Os transtornos de ansiedade são os quadros psiquiátricos mais comuns na infância e na adolescência. De 10% a 15% da população nessa faixa etária tem algum transtorno – desde casos mais leves até casos mais graves e com grande prejuízo funcional. O problema é mais frequente em meninas.”
IV - Os sintomas mais comuns da ansiedade infantil são: alterações no apetite, dificuldades no sono, queda no rendimento escolar, dor de barriga, dores de cabeça, medos e preocupações excessivas.
Certo!
“Os sintomas podem surgir em sequências alternadas, com períodos mais ou menos frequentes e de maior ou menor intensidade e duração. É importante estar atento ao grau de prejuízo funcional que eles estejam causando.
Alterações no apetite.
Dificuldades no sono.
Queda no rendimento escolar.
Desmotivação.
Medos e preocupações excessivas.
Dores de cabeça.
Tonturas.
Retraimento social.
Oscilação de humor.
Irritabilidade ou apatia.”
Nosso gabarito é Letra D.
Deixe um comentário