Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Sobre a concepção de normal e patológico, analise as afirmativas a seguir, identificando as verdadeiras (V) e as falsas (F).

 

(    ) Em sua dimensão histórica possibilita a construção de aportes teóricos importantes para a compreensão das atividades no setor de saúde.

 

(    ) Saúde é, restritamente, a ausência de doença.

 

(    ) O normal saudável teria que se sentir capaz de adoecer e afastar a doença.

 

(    ) A normalidade, nesse contexto, deve ser entendida como equilíbrio instável, fundamentalmente precário, entre sofrimento e as defesas contra o sofrimento.

 

(    ) O normal não deve ser tomado como sinônimo de saudável, mas como o que não entrou em um quadro de descompensação psíquica ou somática.

 

A alternativa que apresenta a sequência correta é:

Resposta:

A alternativa correta é letra D)  V-F-V-V-V

   

Sobre a concepção de normal e patológico, analise as afirmativas a seguir, identificando as verdadeiras (V) e as falsas (F).

  

Essa questão pode ser respondida com o seguinte trecho do texto "Os Servidores do Sistema Penitenciário e a Luta pela Saúde no Contexto das Instituições Prisionais no Pará" de Oliveira:

 

"Os conceitos de normal e patológico, em sua dimensão histórica possibilitam a construção de aportes teóricos importantes para a compreensão das atividades no setor saúde. Segundo Canguilhem (2006), a definição entre normal e o patológico corresponde a determinados arbítrios, no caso da medicina, ao consenso científico que esse estabelece no seio da comunidade, inclusive está sujeita a paradigmas divergentes.

 

Canguilhem (2006) distingue patologia e anormalidade e conceitua saúde não restritamente à ausência de doença, fundamentando as teorias em subjetividade e trabalho. Para ele, o normal saudável teria que se sentir capaz de adoecer e de afastar a doença. Se a possibilidade de testar a saúde através da doença lhe fosse eliminada, o ser humano não teria mais a segurança de ser normal de poder enfrentar qualquer doença que viesse a surgir.

 

Outro aspecto que aproxima Canguilhem (2006) aos postulados da Psicodinâmica do Trabalho é que não privilegiam os aspectos psicopatológicos e utilizam o mesmo conceito de vivência. A normalidade, nesse contexto deve ser entendida como equilíbrio instável, fundamentalmente precário, entre sofrimento e as defesas contra o sofrimento. Assim, o normal não deve ser tomado como sinônimo de saudável, mas como o que não entrou em um quadro de descompensação psíquica ou somática."

 

"Os Servidores do Sistema Penitenciário e a Luta pela Saúde no Contexto das Instituições Prisionais no Pará" (Oliveira)

 

Com base nisso, podemos analisar as afirmativas abaixo.

 

(  V  ) Em sua dimensão histórica possibilita a construção de aportes teóricos importantes para a compreensão das atividades no setor de saúde.

 

(  F  ) Saúde é, restritamente, a ausência de doença.

 

(  V  ) O normal saudável teria que se sentir capaz de adoecer e afastar a doença.

 

V  ) A normalidade, nesse contexto, deve ser entendida como equilíbrio instável, fundamentalmente precário, entre sofrimento e as defesas contra o sofrimento.

 

V  ) O normal não deve ser tomado como sinônimo de saudável, mas como o que não entrou em um quadro de descompensação psíquica ou somática.

 

Portanto, a sequência ficou V F V V V. Encontramos a resposta na Letra D.

 

A alternativa que apresenta a sequência correta é:

 

a) V-V-F-F-F

b) V-V-V-V-F

c) F-V-V-F-F

d)  V-F-V-V-V

e) F-F-V-V-F

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *