Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Sobre a perspectiva conceitual de normalidade e patologia a partir das diversas áreas como psiquiatria, psicanálise e psicologia, analise as afirmativas a seguir e marque a alternativa correta:

( ) Na teoria psicanalítica, a doença psíquica pode ser entendida como uma ruptura do equilíbrio emocional e o patológico como sendo uma perturbação exagerada do indivíduo com relação à realidade.

( ) O limite entre o normal e o patológico é preciso. O normal é rígido, não havendo adaptações de acordo com as condições individuais, ou seja, dois corpos submetidos às mesmas influências irão reagir da mesma maneira.

( ) A descrição do sintoma não é suficiente para definir o caráter patológico ou organizador de determinada conduta; é necessário o complemento de uma avaliação psicológica para compreender a demanda.

( ) Canguilhem afirma que o estado patológico é a ausência de uma norma, e o estado patológico não é uma forma de se viver.

Resposta:

A alternativa correta é letra A) V, F, V, F.

Gabarito: Letra A

 

(V) Na teoria psicanalítica, a doença psíquica pode ser entendida como uma ruptura do equilíbrio emocional e o patológico como sendo uma perturbação exagerada do indivíduo com relação à realidade.

 Verdadeiro!

“Na concepção Freudiana, a doença psíquica pode ser entendida como uma ruptura do equilíbrio emocional e o patológico como sendo uma perturbação exagerada do indivíduo com relação à realidade. A psicanálise Freudiana considerava a neurose ora como normalidade, ora como patologia grave.”

 

(F) O limite entre o normal e o patológico é preciso. O normal é rígido, não havendo adaptações de acordo com as condições individuais, ou seja, dois corpos submetidos às mesmas influências irão reagir da mesma maneira.

 Falso. O limite entre o normal e o patológico não é preciso, pelo contrário, é muito sutil.

 

(V) A descrição do sintoma não é suficiente para definir o caráter patológico ou organizador de determinada conduta; é necessário o complemento de uma avaliação psicológica para compreender a demanda.

Verdadeiro!

 “A descrição do sintoma, no entanto, não é suficiente para definir o caráter patológico ou organizador de determinada conduta; é necessário o complemento de uma avaliação dinâmica e econômica. A abordagem dinâmica busca avaliar se o sintoma é capaz de conter a angústia ocasionada por determinado conflito, ou se, pelo contrário, não é capaz de fazer tal contenção, suscitando novos sintomas e entravando o desenvolvimento. A abordagem econômica, por sua vez, busca perceber se o sintoma prejudica as funções do ego ou se ele se introduz no potencial de interesses e investimentos egoicos (AJURIAGUERRA; MARCELLI, 1986).”  

 

(F ) Canguilhem afirma que o estado patológico é a ausência de uma norma, e o estado patológico não é uma forma de se viver.

Falso. Canguilhem afirma que o estado patológico não é a ausência de uma norma.

“Canguilhem propõe então que o estado patológico não é a ausência de uma norma, pois não existe vida sem normas de vida, e o estado patológico também é uma forma de se viver. O que é patológico então é uma "norma que não tolera nenhum desvio das condições na qual é válida, pois é incapaz de se tornar outra norma" (p.145). Assim o doente o é por ser incapaz de ser normativo. A saúde seria, portanto, mais do que ser normal, é ser capaz de estar adaptado às exigências do meio, e ser capaz de criar e seguir novas normas de vida, já que "o normal é viver num meio onde flutuações e novos acontecimentos são possíveis" (p.188). A saúde pode por fim ser concebida como um sentimento de segurança na vida, um sentimento de que o ser por si mesmo não se impõe nenhum limite.”

 

Nosso gabarito é Letra A.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *