Sobre a sensopercepção e suas alterações, Dalgalarrondo (2008) afirma que, EXCETO:
- A) Nas alterações quantitativas, as imagens perceptivas têm intensidade anormal, para mais ou para menos, configurando hiperestesias, hiperpatias, hipoestesias, anestesias e analgesias.
- B) As alteraçõe qualitativas da sensopercepção compreendem as ilusões, as alucinações, a alucinose e a pseudoalucinação.
- C) A alucinose é um fenômeno no qual o paciente percebe a alucinação que o acomete como estranha a sua pessoa. Assim sendo, o sujeito que as tem pode criticá-las e reconhecer o seu caráter patológico.
- D) O delirium é uma alteração da sensopercepção e se caracteriza pela presença de alucinações e hipoprosexia e sobre as quais o paciente tem crença radical.
- E) Denominam-se alucinações funcionais as verdadeiras alucinações desencadeadas por estímulos sensoriais, como no caso de alguns pacientes que relatam que, ao abrirem uma torneira, começam a ouvir vozes.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) O delirium é uma alteração da sensopercepção e se caracteriza pela presença de alucinações e hipoprosexia e sobre as quais o paciente tem crença radical.
O delirium é uma síndrome neuropsiquiátrica caracterizada por uma alteração aguda e flutuante da consciência, além de déficits na atenção, na orientação, na cognição e na percepção. Entre as características do delirium, estão as alucinações, que são percepções sensoriais sem um estímulo externo correspondente, e a hipoprosexia, que se refere a um estado de diminuição da capacidade de concentração e atenção.
Diferentemente das alucinações presentes em outras condições psicopatológicas, no delirium, o paciente geralmente tem uma crença radical na veracidade das alucinações, ou seja, ele não as reconhece como sendo produto de sua mente e pode interpretá-las como reais, o que contribui para a sua desorganização mental.
Portanto, a alternativa D é a correta, pois descreve de forma adequada o delirium e suas características relacionadas à sensopercepção.
Deixe um comentário