Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Sobre algumas patologias que levam a vivências corporais muito particulares, analise as afirmativas a seguir.


I. Em casos de depressão grave, pode ocorrer o delírio de negação de órgãos.


II. No caso de pacientes esquizofrênicos, é comum a sensação de que o corpo pode estar sendo controlado ou manipulado por agentes externos.


III. Pacientes histéricos podem perceber seus órgãos genitais como insensíveis ou perigosos.


Assinale:

Resposta:

A alternativa correta é letra E) se todas as afirmativas estiverem corretas.

Gabarito: Letra E

Sobre algumas patologias que levam a vivências corporais muito particulares, analise as afirmativas a seguir.


I. Em casos de depressão grave, pode ocorrer o delírio de negação de órgãos.

Certo! O delírio de negação de órgãos é um delírio de conteúdo depressivo, que são delírios associados a estados depressivos profundos.

“Os delírios de conteúdo depressivo são aqueles que têm temática de colorido marcadamente triste, como ruína ou miséria, culpa ou auto-acusação, doenças e mesmo o desaparecimento de partes do corpo (negação de órgãos). São tipos de delírio intimamente associados a estados depressivos profundos. Esses delírios são o inverso dos delírios de grandeza ou daqueles em que o sujeito acredita ser alguém muito especial (verificados em certos quadros de mania).”


II. No caso de pacientes esquizofrênicos, é comum a sensação de que o corpo pode estar sendo controlado ou manipulado por agentes externos.

Certo! Dentre os sintomas de primeira ordem da esquizofrenia temos as vivências de influência, que são justamente essa sensação de estar sendo controlado por agentes externos.

“Vivências de influência na esfera corporal ou ideativa. Aqui, dois tipos de vivências de influência são mais significativos:

• Vivências de influência corporal. São experiências nas quais o paciente sente que uma força ou um ser externo age sobre seu corpo, sobre seus órgãos, emitindo raios, influenciando as funções corporais, etc.

• Vivências de influência sobre o pensamento. Referem-se à experiência de que algo influencia seus pensamentos, o paciente recebe pensamentos impostos de fora, pensamentos feitos, postos em seu cérebro, etc. Também as vivências corporais ou ideativas têm a qualidade de serem experimentadas como feitas, como impostas de fora.”


III. Pacientes histéricos podem perceber seus órgãos genitais como insensíveis ou perigosos.

Certo! A relação com a sexualidade é paradoxal na histeria, ao mesmo tempo que há erotização em excesso, há também frigidez.

“Já os pacientes histéricos tendem a erotizar intensamente o corpo todo, mas, em contrapartida, podem sentir seus genitais e a atividade genital como insensíveis ou perigosos. Paradoxalmente à erotização excessiva de todo o corpo, não é incomum haver frigidez e anestesia genital.”

 

Assim, todas estão corretas.

Nosso gabarito é Letra E.

 

Referência

Dalgalarrondo, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais – 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *