Continua após a publicidade..
Sobre as alterações do reconhecimento associadas a transtornos psiquiátricos, a síndrome de Capgras ocorre quando o paciente:
- A) afirma que uma pessoa próxima e familiar que o visitou dizendo ser seu pai ou sua mãe, é na verdade um sósio quase idêntico, uma falsa cópia.
- B) não reconhece pessoas muito familiares ou outras pessoas próximas.
- C) acredita que houve transformação radical em si mesmo, que ele próprio é um impostor.
- D) identifica falsamente uma pessoa estranha, como se fosse alguém de seu círculo pessoal.
- E) relata que certa pessoa do seu círculo familiar geralmente percebida como perseguidor, e outra pessoa, estranha, tem características físicas e psicológicas em comum.
Resposta:
A resposta correta desta questão é letra A) afirma que uma pessoa próxima e familiar que o visitou dizendo ser seu pai ou sua mãe, é na verdade um sósio quase idêntico, uma falsa cópia.
A síndrome de Capgras é um distúrbio psiquiátrico no qual o paciente tem a convicção delirante de que pessoas próximas, como familiares ou amigos, foram substituídas por impostores ou sósias quase idênticos. Nesse caso, o paciente reconhece fisicamente a pessoa, mas nega sua identidade verdadeira, acreditando que ela foi substituída por uma cópia. Isso pode ser extremamente perturbador para o paciente e é um sintoma característico de transtornos psicóticos, como esquizofrenia ou transtorno delirante.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário