Sobre as síndromes psiquiátricas, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo e depois assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) As funções psíquicas mais afetadas nos transtornos psico-orgânicos são nível de consciência, inteligência, atenção, psicomotricidade e pensamento.
( ) Transtornos do humor (depressão e transtorno bipolar), transtorno obsessivo compulsivo (TOC), esquizofrenia e transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) são os que mais apresentam alterações da atenção.
( ) No estado de êxtase, há perda das fronteiras entre o eu e o mundo exterior. Nesse caso (que também pode ser classificado como transtorno da consciência do eu), o sujeito sente como se estivesse fundido ao mundo exterior.
( ) A psicose reativa caracteriza-se, portanto, por um delírio geralmente organizado e sistematizado, às vezes com temática complexa, que permanece como que “encistado”, “cristalizado”, em um domínio da personalidade do doente.
( ) A depressão endógena é uma depressão crônica, geralmente de intensidade leve, muito duradoura. Começa no início da vida adulta e persiste por vários anos.
- A) F – V - V – F – F.
- B) V – V – F – V – F.
- C) F – F – V – F – V.
- D) V – F – F – F – F.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) F – V - V – F – F.
Gabarito Letra A
(F) As funções psíquicas mais afetadas nos transtornos psico-orgânicos são nível de consciência, inteligência, atenção, psicomotricidade e pensamento.
Falso. As funções mais afetadas nesses transtornos são a atenção, orientação, memória, inteligência e linguagem.
(V) Transtornos do humor (depressão e transtorno bipolar), transtorno obsessivo compulsivo (TOC), esquizofrenia e transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) são os que mais apresentam alterações da atenção.
Verdadeiro! Retirado na integra de Cordioli.
“Transtornos do humor (depressão e transtorno bipolar), transtorno obsessivocompulsivo (TOC), esquizofrenia e transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) são os que mais apresentam alterações da atenção”
(V) No estado de êxtase, há perda das fronteiras entre o eu e o mundo exterior. Nesse caso (que também pode ser classificado como transtorno da consciência do eu), o sujeito sente como se estivesse fundido ao mundo exterior.
Verdadeiro! Também retirado na integra de Cordioli.
(F) A psicose reativa caracteriza-se, portanto, por um delírio geralmente organizado e sistematizado, às vezes com temática complexa, que permanece como que “encistado”, “cristalizado”, em um domínio da personalidade do doente.
Falso. Essa é, na verdade, a paranoia.
“A paranóia caracteriza-se, portanto, por um delírio geralmente organizado e sistematizado, às vezes com temática complexa, que permanece como que “encistado”, “cristalizado”, em um domínio da personalidade do doente, sem comprometer todo o resto. Ocorre em sujeitos com mais idade (geralmente após os 40 anos), e geralmente tem curso crônico e estável.”
(F) A depressão endógena é uma depressão crônica, geralmente de intensidade leve, muito duradoura. Começa no início da vida adulta e persiste por vários anos.
Falso. Essa é a distimia. A depressão endógena:
“Trata-se de um subtipo de depressão na qual predominam os sintomas classicamente endógenos. Sinais e sintomas como lentificação psicomotora, anedonia, alterações do sono e do apetite, piora dos sintomas no período da manhã (melhora no período da tarde e da noite) e idéias de culpa devem fazer o clínico pensar em depressão tipo endógena ou melancólica”
A sequência correta é, então, FVVFF.
Gabarito Letra A.
Referência
Dalgalarrondo, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais – 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
Deixe um comentário