Sobre o caso clínico descrito a seguir, responda a questão.
Um homem marroquino de 26 anos de idade sem qualquer história médica relevante foi trazido à unidade de emergência por sua família com queixa de dor escrotal e sangramento do pênis. Explicou que mutilou seu próprio pênis a fim de proteger-se de conspirações. Apresentava alucinações visuais e auditivas, discurso permeado por marcante religiosidade e encontrava-se agressivo. O exame clínico revelou uma ferida na superfície de seu pênis com transecção completa da veia dorsal do pênis. O paciente então foi levado para a sala de cirurgia para a exploração da ferida, sendo a veia dorsal ligada e uma ferida de 1,5 centímetros da túnica albugínea reparada por uma sutura absorvível. Figura abaixo.
Fonte: Kharbach, Y et al, 2014
Qual o diagnóstico psiquiátrico do paciente descrito no caso clínico?
- A) Transtorno de Personalidade Borderline.
- B) Esquizofrenia .
- C) Transtorno Delirante Persistente.
- D) Transtorno Somatoforme.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Esquizofrenia .
Gabarito: Letra B
Qual o diagnóstico psiquiátrico do paciente descrito no caso clínico?
O paciente apresenta delírios, alucinações visuais e auditivas, sintomas presentes na esquizofrenia. Excluímos o transtorno delirante por haver a presença de delírios. A personalidade borderline não apresenta esses sintomas, e o quadro não pode ser explicado simplesmente como somatoforme.
a) Transtorno de Personalidade Borderline. b) Esquizofrenia . c) Transtorno Delirante Persistente. d) Transtorno Somatoforme.
Nosso gabarito é Letra B
Deixe um comentário