Sobre o Estado Crepuscular, que é uma das alterações qualitativas da consciência, assinale a alternativa correta.
- A) Caracteriza-se como patológico, transitório, no qual uma obnubilação da consciência é acompanhada de relativa conservação da atividade motora coordenada.
- B) É uma fragmentação ou divisão do campo da consciência, na qual ocorre perda da unidade psíquica comum do ser humano.
- C) É uma dissociação da consciência que se assemelha ao sonhar acordado, diferindo disso pela presença de atividade motora automática e estereotipada, acompanhada de suspensão parcial dos movimentos voluntários.
- D) Ocorre por redução ou estreitamento da consciência e da atenção concentrada, e pode ser induzido por outra pessoa.
- E) Verifica-se em situações críticas de ameaça grave à vida, como parada cardíaca, hipóxia grave, isquemia, acidentes automobilísticos graves, entre outras.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Caracteriza-se como patológico, transitório, no qual uma obnubilação da consciência é acompanhada de relativa conservação da atividade motora coordenada.
Sobre o Estado Crepuscular, que é uma das alterações qualitativas da consciência, assinale a alternativa correta.
A questão está baseada no seguinte texto:
"Têm-se, então, as seguintes alterações qualitativas da consciência:
1. Estados crepusculares (état crepusculaire, twilight state, Dämmerzustand). É um estado patológico transitório no qual uma obnubilação da consciência (mais ou menos perceptível) é acompanhada de relativa conservação da atividade motora coordenada (Porot, 1967). Nos estados crepusculares, há, portanto, estreitamento transitório do campo da consciência, afunilamento da consciência (que se restringe a um círculo de idéias, sentimentos ou representações de importância particular para o sujeito acometido), com a conservação de uma atividade psicomotora global mais ou menos coordenada, permitindo a ocorrência dos chamados atos automáticos (Peters, 1984). O estado crepuscular caracteriza-se por surgir e desaparecer de forma abrupta e ter duração variável, de poucos minutos ou horas a algumas semanas (Sims, 1995). Durante esse estado, ocorrem, com certa freqüência, atos explosivos violentos e episódios de descontrole emocional (podendo haver implicações legais de interesse à psicologia e à psiquiatria forense). (...)
2. Estado segundo. Estado patológico transitório semelhante ao estado crepuscular, caracterizado por uma atividade psicomotora coordenada, a qual, entretanto, permanece estranha à personalidade do sujeito acometido e não se integra a ela. Com certa freqüência, alguns autores utilizam os termos "estado segundo" e "estado crepuscular" de forma indistinta ou intercambiável. Em geral, atribui-se, ao estado segundo, uma natureza mais psicogenética, sendo produzido por fatores emocionais (choques emocionais intensos). Já ao estado crepuscular, são conferidas causas mais freqüentemente orgânicas (confusão pós-ictal, intoxicações, traumatismo craniano, etc.). Os atos cometidos durante o estado segundo são geralmente incongruentes, extravagantes, em contradição com a educação, as opiniões ou a conduta habitual do sujeito acometido, mas quase nunca são realmente graves ou perigosos, como no caso dos estados crepusculares (Porot, 1967). Do ponto de vista do mecanismo produtor da alteração, o estado segundo se aproxima mais à dissociação da consciência do que ao estado crepuscular.
3. Dissociação da consciência. Tal expressão designa a fragmentação ou a divisão do campo da consciência, ocorrendo perda da unidade psíquica comum do ser humano. Ocorre com certa freqüência nos quadros histéricos (crises histéricas de tipo dissociativo). Nessas situações, observa-se uma dissociação da consciência, um estado semelhante ao sonho (ganhando o caráter de estado onírico), geralmente desencadeada por acontecimentos psicologicamente significativos (conscientes ou inconscientes) que geram grande ansiedade para o paciente. (...)
4. Transe. Estado de dissociação da consciência que se assemelha a sonhar acordado, diferindo disso, porém, pela presença de atividade motora automática e estereotipada acompanhada de suspensao parcial dos movimentos voluntários. O estado de transe ocorre em contextos religiosos e culturais (espiritismo kardecista, religiões afro-brasileiras e religiões evangélicas pentecostais e neopentecostais). (...)
5. Estado hipnótico. E um estado de consciência reduzida estreitada e de atenção concentrada, que pode ser induzido por outra pessoa (hipnotizador). Trata-se de um estado de consciência semelhante ao transe, no qual a sugestionabilidade do indivíduo está aumentada, e a sua atenção, concentrada no hipnotizador. Nesse estado, podem ser lembradas cenas e fatos esquecidos e podem ser induzidos fenômenos como anestesia, paralisias, rigidez muscular, alterações vasomotoras. (...)
6. Experiência de quase-morte, EQM (near death experience NDE). Um estado especial de consciência é verificado em situações críticas de ameaça grave à vida, como parada cardíaca, hipoxia grave, isquemias, acidente automobilístico grave, entre outros, quando alguns sobreviventes afirmam ter vivenciado as chamadas experiências de quase-morte (EQM). (...)"
Fonte: "Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais" (Dalgalarrondo)
Com isso, encontramos a resposta na Letra A.
a) Caracteriza-se como patológico, transitório, no qual uma obnubilação da consciência é acompanhada de relativa conservação da atividade motora coordenada.
b) É uma fragmentação ou divisão do campo da consciência, na qual ocorre perda da unidade psíquica comum do ser humano. (Dissociação da Consciência)
c) É uma dissociação da consciência que se assemelha ao sonhar acordado, diferindo disso pela presença de atividade motora automática e estereotipada, acompanhada de suspensão parcial dos movimentos voluntários. (Transe)
d) Ocorre por redução ou estreitamento da consciência e da atenção concentrada, e pode ser induzido por outra pessoa. (Estado Hipnótico)
e) Verifica-se em situações críticas de ameaça grave à vida, como parada cardíaca, hipóxia grave, isquemia, acidentes automobilísticos graves, entre outras. (Experiência de Quase-Morte)
Deixe um comentário