Sobre o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, marque a alternativa CORRETA:
- A) A característica essencial do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade é um padrão persistente de desatenção elou hiperatividade-impulsividade que interfere no funcionamento ou no desenvolvimento.
- B) Pesquisas demonstram que há marcador biológico que seja diagnóstico de TDAH. Um exemplo são os casos da Síndrome do X- frágil, onde a apresentação do TDAH deve ser diagnosticada.
- C) O TDAH é caracterizado por medo do abandono, autolesão, ambivalência externa, humor elevado e pensamentos de grandiosidade.
- D) O TDAH não pode ser associado a desempenho escolar e sucesso acadêmico reduzido, rejeição social e, nos adultos, a piores desempenho, sucesso e assiduidade no campo profissional.
- E) O TDAH não é frequente em parentes biológicos de primeiro grau com o transtorno. A herdabilidade do TDAH é muito baixa.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) A característica essencial do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade é um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade que interfere no funcionamento ou no desenvolvimento.
O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é caracterizado por sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade. A característica essencial é a presença de um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade que interfere significativamente no funcionamento ou no desenvolvimento da pessoa.
Os indivíduos com TDAH podem apresentar dificuldade em prestar atenção a detalhes, cometer erros por descuido em atividades escolares ou de trabalho, ter dificuldade em manter a atenção em tarefas ou atividades, parecer não estar ouvindo quando lhes dirigem a palavra diretamente, entre outros sintomas de desatenção. Além disso, podem ser excessivamente ativos, agitados ou impulsivos, tendo dificuldade em permanecer sentados em situações nas quais isso é esperado, interrompendo outras ou falando em momentos inadequados, por exemplo.
Portanto, a caracterização do TDAH está relacionada a esses padrões comportamentais persistentes e não aos sintomas mencionados nas outras alternativas, como medo do abandono, autolesão, ambivalência externa, humor elevado, pensamentos de grandiosidade, marcadores biológicos específicos ou baixa herdabilidade.
Deixe um comentário