Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Sobre o uso abusivo do álcool, analise os itens abaixo:

 

I. Inexistência de sintomas específicos para a abstinência.

II. Pode estar associado à esquizofrenia e à bipolaridade.

III. A ingestão diária é o principal critério diagnóstico.

IV. Culturalmente, é um dos transtornos mais incapacitantes.

V. Alguns dos seus fatores de risco são o estresse e o baixo custo.

 

Dessa forma, pode-se afirmar que

Resposta:

A alternativa correta é letra C) apenas 3 itens estão corretos.

Gabarito Letra C

A questão trás algumas afirmativas sobre o uso abusivo de álcool e pergunta quantas delas são verdadeiras.

Na maioria das vezes, em questões sobre transtornos específicos, as bancas fazem relação direta com o DSM ou o CID, então é importante sabermos as características que estes trazem principais transtornos.

Mesmo em casos que aparentemente temos próximos da nossa realidade, é importante verificar o que os manuais dizem sobre o assunto, por exemplo, no senso comum muitas vezes relacionamos alcoolismo com ingestão diária, e veremos que isso está incorreto, para o DSM. Vamos então às afirmativas, recorrendo ao DSM para análise:

O DSM-V trás todo um critério diagnóstico para a abstinência por álcool, então há sim sintomas específicos. Para aprofundamento, vamos ver quais são eles:

“A. Cessação (ou redução) do uso pesado e prolongado de álcool.

B. Dois (ou mais) dos seguintes sintomas, desenvolvidos no período de algumas horas a alguns dias após a cessação (ou redução) do uso de álcool descrita no Critério A:

 1. Hiperatividade autonômica (p. ex., sudorese ou frequência cardíaca maior que 100 bpm).

2. Tremor aumentado nas mãos.

3. Insônia.

4. Náusea ou vômitos.

5. Alucinações ou ilusões visuais, táteis ou auditivas transitórias.

6. Agitação psicomotora.

7. Ansiedade.

8. Convulsões tônico-clônicas generalizadas”

Essa alternativa então está errada.

Para saber se a ocorrência de um transtorno está relacionada a de outro, consultamos a parte de “comorbidades” do transtorno em questão. Vejamos:

“Transtornos bipolares, esquizofrenia e transtorno da personalidade antissocial estão associados a aumento acentuado da taxa de transtorno por uso de álcool, e vários transtornos depressivos e de ansiedade também podem estar relacionados ao transtorno por uso de álcool.”

A alternativa está, então, correta.

O manual trás uma série de critérios e exige que pelo menos 2 estejam presentes nos últimos 12 meses para ser caracterizado transtorno por uso de álcool. Entretanto, não há nenhum critério relativo exclusivamente à ingestão diária, como vemos:

“1. Álcool é frequentemente consumido em maiores quantidades ou por um período mais longo do que o pretendido.

2. Existe um desejo persistente ou esforços malsucedidos no sentido de reduzir ou controlar o uso de álcool.

3. Muito tempo é gasto em atividades necessárias para a obtenção de álcool, na utilização de álcool ou na recuperação de seus efeitos.

4. Fissura ou um forte desejo ou necessidade de usar álcool.

5. Uso recorrente de álcool, resultando no fracasso em desempenhar papéis importantes no trabalho, na escola ou em casa.

6. Uso continuado de álcool, apesar de problemas sociais ou interpessoais persistentes ou recorrentes causados ou exacerbados por seus efeitos.

7. Importantes atividades sociais, profissionais ou recreacionais são abandonadas ou reduzidas em virtude do uso de álcool.

8. Uso recorrente de álcool em situações nas quais isso representa perigo para a integridade física.

9. O uso de álcool é mantido apesar da consciência de ter um problema físico ou psicológico persistente ou recorrente que tende a ser causado ou exacerbado pelo álcool.

10. Tolerância, definida por qualquer um dos seguintes aspectos:

a. Necessidade de quantidades progressivamente maiores de álcool para alcançar a intoxicação ou o efeito desejado.

b. Efeito acentuadamente menor com o uso continuado da mesma quantidade de álcool.

11. Abstinência, manifestada por qualquer um dos seguintes aspectos:

a. Síndrome de abstinência característica de álcool (consultar os Critérios A e B do conjunto de critérios para abstinência de álcool, p. 499-500).

b. Álcool (ou uma substância estreitamente relacionada, como benzodiazepínicos) é consumido para aliviar ou evitar os sintomas de abstinência.”

Os critérios são mais subjetivos, relacionados às conseqüências e reações do indivíduo perante o álcool, e não objetivo sobre o quanto bebe ou com qual freqüência bebe. Mesmo no critério que aborda o “uso recorrente”, ainda é necessário que haja prejuízo nas atividades normais do indivíduo para ser considerado um critério. Alternativa errada.

Por ser uma substância muito presente em várias culturas, além do fácil acesso, é um transtorno com alto índice de mortalidade e incapacitação:

“Na maioria das culturas, o álcool é a substância intoxicante usada com mais frequência e contribui consideravelmente para a morbidade e a mortalidade.”

“As características diagnósticas do transtorno por uso de álcool destacam as principais áreas de funcionamento da vida que podem ficar prejudicadas. Entre elas estão a condução de veículos e a operação de máquinas, a escola e o trabalho, os relacionamentos e a comunicação interpessoais e a saúde. Transtornos relacionados ao álcool colaboram para absenteísmo no emprego, acidentes relacionados ao trabalho e baixa produtividade. As taxas são elevadas entre os sem-teto, talvez refletindo a queda vertiginosa no funcionamento social e profissional, embora a maioria dos indivíduos com transtorno por uso de álcool continue a viver com suas famílias e a trabalhar. O transtorno por uso de álcool está associado a aumento significativo no risco de acidentes, violência e suicídio.”

Esta alternativa está correta.

Vamos conferir os fatores de risco apresentados pelo DSM:

“Fatores de risco e prognóstico ambientais podem incluir atitudes culturais em relação ao consumo e à intoxicação, a disponibilidade de álcool (incluindo o preço), experiências pessoais adquiridas com álcool e níveis de estresse.”

 

Alternativa correta.

Chegamos ao resultado de 3 alternativas corretas. Dessa forma, nossa resposta é letra C.

Referência

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual Estatístico e Diagnóstico de Transtornos Mentais – DSM V. Porto Alegre: Editora Artemed, 2014. Disponível em: < http://www.tdahmente.com/wp-content/uploads/2018/08/Manual-Diagn%C3%B3stico-e-Estat%C3%ADstico-de-Transtornos-Mentais-DSM-5.pdf> Acesso em 26 de maio de 2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *