Sobre os Transtornos da Ansiedade, relacione as colunas e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
A. Transtorno de Ansiedade Generalizada.
B. Agorafobia.
C. Fobia Social.
D. Transtorno de Estresse Pós-Traumático.
( ) Situação em que o paciente foi exposto como vítima ou testemunha, a ameaça real de morte ou de ferimentos graves que desencadeou medo intenso, sensação de desamparo ou horror.
( ) Temor em ser avaliado de forma negativa por outras pessoas que estariam observando o indivíduo que, por isso, sentiria medo de ter desempenho inadequado nessas situações.
( ) Sintomas ansiosos persistentes que afetam uma ampla variedade de comportamentos nas mais diversas situações cotidianas.
( ) Tem como característica o medo de estar em lugares de onde possa ser difícil ou embaraçoso sair ou onde não seja possível obter ajuda no caso de ocorrer um ataque de pânico.
- A) A – B – C – D.
- B) D – C – A – B.
- C) B – C – D – A.
- D) C – D – A – B.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) D – C – A – B.
Considerando os transtornos mencionados, acompanhe a seguir a análise das proposições apresentadas:
( D ) Situação em que o paciente foi exposto como vítima ou testemunha, a ameaça real de morte ou de ferimentos graves que desencadeou medo intenso, sensação de desamparo ou horror.
CORRETA. Segundo Figueira & Mendlowicz (2003, p.1) no artigo “Diagnosis of the posttraumatic stress disorder”, para que uma pessoa seja diagnosticada com TEPT, é necessário que ela tenha sido exposta a um evento traumático satisfazendo dois critérios:
“A pessoa vivenciou, testemunhou ou foi confrontada com um ou mais eventos que envolveram ameaça de morte ou de grave ferimento físico, ou ameaça a sua integridade física ou a de outros; 2. A pessoa reagiu com intenso medo, impotência ou horror”
( C ) Temor em ser avaliado de forma negativa por outras pessoas que estariam observando o indivíduo que, por isso, sentiria medo de ter desempenho inadequado nessas situações.
CORRETA. Sobre a “Fobia social”, segundo Louzã Neto & Cols. (2011, p. 181):
“A característica central da fobia social é o temor de ser avaliado de forma negativa por outras pessoas que estariam observando o indivíduo, que, por isso, sentiria medo de ter desempenho inadequado nessas situações. Algum grau de insegurança em situações de exposição social não deve ser considerado patológico. O diagnóstico de fobia social deve ser reservado para os casos nos quais tal medo se torna excepcionalmente intenso ou incapacitante, a ponto de prejudicar a vida do paciente.”
( A ) Sintomas ansiosos persistentes que afetam uma ampla variedade de comportamentos nas mais diversas situações cotidianas.
CORRETA. Considerando o Transtorno de ansiedade generalizada, conformeLouzã Neto & Cols. (2011, p. 180):
“O transtorno de ansiedade generalizada (TAG) é caracterizado por sintomas ansiosos persistentes que afetam uma ampla variedade de comportamentos nas mais diversas situações cotidianas. Essas manifestações podem variar ao longo da vida e incluem sintomas de tensão motora com tremores, incapacidade para relaxar, fadiga e cefaleia; sintomas de hiperatividade autonômica, como palpitações, sudorese, tontura, ondas de frio ou calor, falta de ar e urgência miccional; e sintomas de hipervigilância, como insônia, irritabilidade e dificuldade de concentração.”
( B ) Tem como característica o medo de estar em lugares de onde possa ser difícil ou embaraçoso sair ou onde não seja possível obter ajuda no caso de ocorrer um ataque de pânico.
CORRETA. Em relação a Agorafobia, Louzã Neto & Cols. (2011, p. 181) destacam:
“A agorafobia é definida como o medo de estar em locais de onde possa ser difícil ou embaraçoso sair ou onde não seja possível obter ajuda no caso de ocorrer um ataque de pânico.”
Considerando a análise das proposições apresentadas, ratifica-se queque a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses é “D – C – A – B”, portanto, LETRA “B”.
_______________
Fonte consultada:
Transtornos da personalidade [recurso eletrônico] / Mario Rodrigues Louzã Neto ... [et al.]. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : Artmed, 2011.
FIGUEIRA, I., MENDLOWICZ, M. Diagnóstico do transtorno de estresse pós-traumático, Revista Brasileira de Psiquiatria, 2003.
Deixe um comentário