Sobre os Transtornos de Ansiedade (DSM-IV-TR), é CORRETO afirmar que:
- A) para que seja diagnosticado um Transtorno Obsessivo-Compulsivo, as obsessões e as compulsões devem estar presentes.
- B) a característica essencial da Fobia Específica, anteriormente chamada de Fobia Simples, é o medo acentuado e persistente de objetos ou situações claramente discerníveis e circunscritos.
- C) no Transtorno de Estresse Pós-Traumático, os sintomas devem aparecer até no máximo 6 meses após o evento traumático.
- D) no Transtorno de Ansiedade Generalizada, a perturbação se deve aos efeitos fisiológicos diretos de uma substância ou de uma condição médica geral.
- E) na Fobia Social, a pessoa desconhece que o medo é excessivo ou irracional.
Resposta:
A resposta correta desta questão é letra B) a característica essencial da Fobia Específica, anteriormente chamada de Fobia Simples, é o medo acentuado e persistente de objetos ou situações claramente discerníveis e circunscritos.
De acordo com o DSM-IV-TR, o Transtorno Obsessivo-Compulsivo é caracterizado pela presença de obsessões e compulsões. Portanto, a afirmativa da opção A está correta.
A Fobia Específica é caracterizada pelo medo acentuado e persistente de objetos ou situações claramente discerníveis e circunscritos. Esta é a característica essencial desse transtorno, conforme descrito no manual.
No Transtorno de Estresse Pós-Traumático, os sintomas devem aparecer até no máximo 6 meses após o evento traumático, como mencionado na opção C.
O Transtorno de Ansiedade Generalizada é caracterizado pela presença de ansiedade e preocupação excessivas em diversas situações, não se devendo aos efeitos fisiológicos diretos de uma substância ou condição médica geral, tornando a opção D incorreta.
Na Fobia Social, a pessoa geralmente reconhece que o medo é excessivo ou irracional, o que torna a opção E incorreta.
Deixe um comentário