Sobre os transtornos de aprendizagem, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando os sinais ao seu respectivo transtorno de aprendizagem.
COLUNA I
1. Transtorno de expressão escrita
2. Transtorno da matemática
3. Transtorno de leitura
COLUNA II
( ) Não compreensão da leitura, dificuldade em aprender letra–som, dificuldade em identificação de letras e imaturidade fonológica.
( ) Dificuldade para ler números com muitos dígitos, dificuldade com sinais operacionais e memória restrita para fatos numéricos básicos.
( ) Disgrafia e disortografia.
Assinale a sequência correta.
- A) 3 2 1
- B) 1 2 3
- C) 2 1 3
- D) 1 3 2
Resposta:
A alternativa correta é letra A) 3 2 1
Gabarito Letra A
Sobre os transtornos de aprendizagem, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando os sinais ao seu respectivo transtorno de aprendizagem.
COLUNA I
1. Transtorno de expressão escrita
2. Transtorno da matemática
3. Transtorno de leitura
COLUNA II
( ) Não compreensão da leitura, dificuldade em aprender letra–som, dificuldade em identificação de letras e imaturidade fonológica.
( ) Dificuldade para ler números com muitos dígitos, dificuldade com sinais operacionais e memória restrita para fatos numéricos básicos.
( ) Disgrafia e disortografia.
Mesmo se você não estudou o transtorno específico de aprendizagem e suas especificações, essa questão é bem simples de se resolver.
O primeiro item fala sobre não compreensão da leitura, ou seja, transtorno de leitura (ou transtorno específico de aprendizagem com prejuízo na leitura, como o DSM-V apresenta).
Se há dificuldade com números e sinais operacionais, obviamente dentre as opções apresentadas, o prejuízo é na matemática.
Agora, nos casos de problemas com a grafia e o traçado na escrita (disgrafia) e dificuldade com organização e produção de texto (disortografia), o prejuízo é na expressão escrita.
A título de aprofundamento, vamos ver como o DSM aborda esse transtorno:
“A. Dificuldades na aprendizagem e no uso de habilidades acadêmicas, conforme indicado pela presença de ao menos um dos sintomas a seguir que tenha persistido por pelo menos 6 meses, apesar da provisão de intervenções dirigidas a essas dificuldades:
1. Leitura de palavras de forma imprecisa ou lenta e com esforço (p. ex., lê palavras isoladas em voz alta, de forma incorreta ou lenta e hesitante, frequentemente adivinha palavras, tem dificuldade de soletrá-las).
2. Dificuldade para compreender o sentido do que é lido (p. ex., pode ler o texto com precisão, mas não compreende a sequência, as relações, as inferências ou os sentidos mais profundos do que é lido).
3. Dificuldades para ortografar (ou escrever ortograficamente) (p. ex., pode adicionar, omitir ou substituir vogais e consoantes).
4. Dificuldades com a expressão escrita (p. ex., comete múltiplos erros de gramática ou pontuação nas frases; emprega organização inadequada de parágrafos; expressão escrita das ideias sem clareza).
5. Dificuldades para dominar o senso numérico, fatos numéricos ou cálculo (p. ex., entende números, sua magnitude e relações de forma insatisfatória; conta com os dedos para adicionar números de um dígito em vez de lembrar o fato aritmético, como fazem os colegas; perde-se no meio de cálculos aritméticos e pode trocar as operações).
6. Dificuldades no raciocínio (p. ex., tem grave dificuldade em aplicar conceitos, fatos ou operações matemáticas para solucionar problemas quantitativos).
Especificar se:
315.00 (F81.0) Com prejuízo na leitura:
- Precisão na leitura de palavras
- Velocidade ou fluência da leitura
- Compreensão da leitura
315.2 (F81.81) Com prejuízo na expressão escrita:
- Precisão na ortografia
- Precisão na gramática e na pontuação
- Clareza ou organização da expressão escrita
315.1 (F81.2) Com prejuízo na matemática:
- Senso numérico
- Memorização de fatos aritméticos
- Precisão ou fluência de cálculo
- Precisão no raciocínio matemático”
A sequência correta fica, então 321.
A alternativa que traz essa sequência é a Letra A.
Letra A é, então, nosso gabarito.
Referência
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual Estatístico e Diagnóstico de Transtornos Mentais – DSM V. Porto Alegre: Editora Artemed, 2014. Disponível em: < http://www.tdahmente.com/wp-content/uploads/2018/08/Manual-Diagn%C3%B3stico-e-Estat%C3%ADstico-de-Transtornos-Mentais-DSM-5.pdf> Acesso em 04 de outubro de 2019.
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