Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Sobre os transtornos de aprendizagem, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando os sinais ao seu respectivo transtorno de aprendizagem.


COLUNA I


1. Transtorno de expressão escrita


2. Transtorno da matemática


3. Transtorno de leitura


COLUNA II


(  ) Não compreensão da leitura, dificuldade em aprender letra–som, dificuldade em identificação de letras e imaturidade fonológica.


(  ) Dificuldade para ler números com muitos dígitos, dificuldade com sinais operacionais e memória restrita para fatos numéricos básicos.


(  ) Disgrafia e disortografia.


Assinale a sequência correta.

Resposta:

A alternativa correta é letra A) 3 2 1

Gabarito Letra A

Sobre os transtornos de aprendizagem, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando os sinais ao seu respectivo transtorno de aprendizagem.


COLUNA I


1. Transtorno de expressão escrita


2. Transtorno da matemática


3. Transtorno de leitura


COLUNA II


(  ) Não compreensão da leitura, dificuldade em aprender letra–som, dificuldade em identificação de letras e imaturidade fonológica.


(  ) Dificuldade para ler números com muitos dígitos, dificuldade com sinais operacionais e memória restrita para fatos numéricos básicos.


(  ) Disgrafia e disortografia.

 

Mesmo se você não estudou o transtorno específico de aprendizagem e suas especificações, essa questão é bem simples de se resolver.

 

O primeiro item fala sobre não compreensão da leitura, ou seja, transtorno de leitura (ou transtorno específico de aprendizagem com prejuízo na leitura, como o DSM-V apresenta).

Se há dificuldade com números e sinais operacionais, obviamente dentre as opções apresentadas, o prejuízo é na matemática.

Agora, nos casos de problemas com a grafia e o traçado na escrita (disgrafia) e dificuldade com organização e produção de texto (disortografia), o prejuízo é na expressão escrita.

 

A título de aprofundamento, vamos ver como o DSM aborda esse transtorno:

“A. Dificuldades na aprendizagem e no uso de habilidades acadêmicas, conforme indicado pela presença de ao menos um dos sintomas a seguir que tenha persistido por pelo menos 6 meses, apesar da provisão de intervenções dirigidas a essas dificuldades:

 1. Leitura de palavras de forma imprecisa ou lenta e com esforço (p. ex., lê palavras isoladas em voz alta, de forma incorreta ou lenta e hesitante, frequentemente adivinha palavras, tem dificuldade de soletrá-las).

 2. Dificuldade para compreender o sentido do que é lido (p. ex., pode ler o texto com precisão, mas não compreende a sequência, as relações, as inferências ou os sentidos mais profundos do que é lido).

 3. Dificuldades para ortografar (ou escrever ortograficamente) (p. ex., pode adicionar, omitir ou substituir vogais e consoantes).

 4. Dificuldades com a expressão escrita (p. ex., comete múltiplos erros de gramática ou pontuação nas frases; emprega organização inadequada de parágrafos; expressão escrita das ideias sem clareza).

 5. Dificuldades para dominar o senso numérico, fatos numéricos ou cálculo (p. ex., entende números, sua magnitude e relações de forma insatisfatória; conta com os dedos para adicionar números de um dígito em vez de lembrar o fato aritmético, como fazem os colegas; perde-se no meio de cálculos aritméticos e pode trocar as operações).

 6. Dificuldades no raciocínio (p. ex., tem grave dificuldade em aplicar conceitos, fatos ou operações matemáticas para solucionar problemas quantitativos).

Especificar se:

315.00 (F81.0) Com prejuízo na leitura:

  • Precisão na leitura de palavras
  • Velocidade ou fluência da leitura
  • Compreensão da leitura

315.2 (F81.81) Com prejuízo na expressão escrita:

  • Precisão na ortografia
  • Precisão na gramática e na pontuação
  • Clareza ou organização da expressão escrita

315.1 (F81.2) Com prejuízo na matemática:

  • Senso numérico
  • Memorização de fatos aritméticos
  • Precisão ou fluência de cálculo
  • Precisão no raciocínio matemático”
 

A sequência correta fica, então 321.

A alternativa que traz essa sequência é a Letra A.

 

Letra A é, então, nosso gabarito.

 

Referência

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual Estatístico e Diagnóstico de Transtornos Mentais – DSM V. Porto Alegre: Editora Artemed, 2014. Disponível em: < http://www.tdahmente.com/wp-content/uploads/2018/08/Manual-Diagn%C3%B3stico-e-Estat%C3%ADstico-de-Transtornos-Mentais-DSM-5.pdf> Acesso em 04 de outubro de 2019.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *