Sobre os transtornos de personalidade descritos no DSM-5, analisar os itens abaixo:
I. O transtorno de personalidade paranoide pode aparecer pela primeira vez na infância e adolescência por meio de solidão, relacionamento ruim com colegas, ansiedade social, baixo rendimento escolar e hipersensibilidade.
II. Indivíduos com transtorno esquizoide podem ter uma dificuldade particular para expressar raiva, mesmo em resposta à provocação direta, o que contribui para a impressão de que carecem de emoção.
III. O transtorno de personalidade esquizoide é diagnosticado com um pouco mais de frequência em indivíduos do sexo feminino.
IV. A prevalência média do transtorno de personalidade borderline na população é estimada em 0,6%.
Estão CORRETOS:
- A) Somente os itens I e II.
- B) Somente os itens I e III.
- C) Somente os itens I, III e IV.
- D) Somente os itens II, III e IV.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Somente os itens I e II.
CORRETA. Na página 651, o DSM-5 (2014) confirma a assertiva mencionando que :
“O transtorno da personalidade paranoide pode aparecer pela primeira vez na infância e adolescência por meio de solidão, relacionamento ruim com os colegas, ansiedade social, baixo rendimento escolar, hipersensibilidade, pensamentos e linguagem peculiares e fantasias idiossincrásicas. Essas crianças podem parecer “estranhas” ou “excêntricas” e atrair provocações. Em amostras clínicas, esse transtorno parece ser mais comumente diagnosticado no sexo masculino.”
CORRETA. Na página 653, o DSM-5 (2014) informa que:
“Indivíduos com transtorno da personalidade esquizoide podem ter uma dificuldade particular para expressar raiva, mesmo em resposta a provocação direta, o que contribui para a impressão de que carecem de emoção.”
INCORRETA. Na página 654 o DSM-5 contraria isto esclarecendo que:
“O transtorno da personalidade esquizoide é diagnosticado um pouco mais frequentemente em indivíduos do sexo masculino e pode causar-lhes mais incapacidade.”
INCORRETA. Na página 665 o DSM-5 informa índices diferentes, acompanhe:
“A prevalência média do transtorno da personalidade borderline na população é estimada em 1,6%, embora possa chegar a 5,9%”
Considerando a análise das proposições apresentadas, ratifica-se que as apenas “I e II” configuram opções CORRETAS, portanto, ratifica-se que a alternativa LETRA “A” configura o GABARITO da questão analisada.
________________
Fonte consultada:
Associação Psiquiátrica Americana (APA). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
Deixe um comentário