Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Sobre os Transtornos do Neurodesenvolvimento, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.

I. São um grupo de condições com início no período do desenvolvimento que geralmente se manifestam cedo, antes da criança ingressar na escola, sendo caracterizados por déficit que acarretam prejuízos no funcionamento pessoal, social, acadêmico ou profissional.

II. A deficiência intelectual é um transtorno com início no período do desenvolvimento e inclui déficits funcionais, tanto intelectuais quanto adaptativos, nos domínios conceitual, social e prático. Quanto a gravidade pode ser classificada como leve, moderada, grave e profunda.

III. Os transtornos da linguagem são altamente herdáveis, e membros da família tem maior propensão a apresentar a história de prejuízo na linguagem.

IV. O TDAH não é diagnosticado se os sintomas de desatenção e hiperatividade ocorrem exclusivamente durante o curso de um transtorno psicótico.

Resposta:

A alternativa correta é letra D) Todas estão corretas.

Gabarito: Letra D

 

 

I. São um grupo de condições com início no período do desenvolvimento que geralmente se manifestam cedo, antes da criança ingressar na escola, sendo caracterizados por déficit que acarretam prejuízos no funcionamento pessoal, social, acadêmico ou profissional.

Certo! Veja:

“Os transtornos do neurodesenvolvimento são um grupo de condições com início no período do desenvolvimento. Os transtornos tipicamente se manifestam cedo no desenvolvimento, em geral antes de a criança ingressar na escola, sendo caracterizados por déficits no desenvolvimento que acarretam prejuízos no funcionamento pessoal, social, acadêmico ou profissional. Os déficits de desenvolvimento variam desde limitações muito específicas na aprendizagem ou no controle de funções executivas até prejuízos globais em habilidades sociais ou inteligência. É frequente a ocorrência de mais de um transtorno do neurodesenvolvimento; por exemplo, indivíduos com transtorno do espectro autista frequentemente apresentam deficiência intelectual (transtorno do desenvolvimento intelectual), e muitas crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) apresentam também um transtorno específico da aprendizagem. No caso de alguns transtornos, a apresentação clínica inclui sintomas tanto de excesso quanto de déficits e atrasos em atingir os marcos esperados. Por exemplo, o transtorno do espectro autista somente é diagnosticado quando os déficits característicos de comunicação social são acompanhados por comportamentos excessivamente repetitivos, interesses restritos e insistência nas mesmas coisas.”

 

II. A deficiência intelectual é um transtorno com início no período do desenvolvimento e inclui déficits funcionais, tanto intelectuais quanto adaptativos, nos domínios conceitual, social e prático. Quanto a gravidade pode ser classificada como leve, moderada, grave e profunda.

Certo! Veja:

Deficiência intelectual (transtorno do desenvolvimento intelectual) é um transtorno com início no período do desenvolvimento que inclui déficits funcionais, tanto intelectuais quanto adaptativos, nos domínios conceitual, social e prático. Os três critérios a seguir devem ser preenchidos:

A. Déficits em funções intelectuais como raciocínio, solução de problemas, planejamento, pensamento abstrato, juízo, aprendizagem acadêmica e aprendizagem pela experiência confirmados tanto pela avaliação clínica quanto por testes de inteligência padronizados e individualizados.

B. Déficits em funções adaptativas que resultam em fracasso para atingir padrões de desenvolvimento e socioculturais em relação a independência pessoal e responsabilidade social. Sem apoio continuado, os déficits de adaptação limitam o funcionamento em uma ou mais atividades diárias, como comunicação, participação social e vida independente, e em múltiplos ambientes, como em casa, na escola, no local de trabalho e na comunidade.

Especificar a gravidade atual: 317 (F70) Leve 318.0 (F71) Moderada 318.1 (F72) Grave 318.2 (F73) Profunda

 

III. Os transtornos da linguagem são altamente herdáveis, e membros da família tem maior propensão a apresentar a história de prejuízo na linguagem.

Certo! O DSM traz essa informação nos “fatores de risco e prognóstico”:

“Fatores de Risco e Prognóstico

Crianças com prejuízos na linguagem receptiva têm pior prognóstico que aquelas em que predominam prejuízos expressivos. São mais resistentes ao tratamento, e dificuldades de compreensão da leitura são frequentemente observadas.

Genéticos e fisiológicos. Os transtornos da linguagem são altamente herdáveis, e membros da família têm maior propensão a apresentar história de prejuízo na linguagem.” 

 

IV. O TDAH não é diagnosticado se os sintomas de desatenção e hiperatividade ocorrem exclusivamente durante o curso de um transtorno psicótico.

Certo! O critério E do DSM para transtorno de déficit de atenção e hiperatividade é justamente essa condição de os sintomas não ocorrerem exclusivamente durante o curso da esquizofrenia ou outro transtorno psicótico.

“E. Os sintomas não ocorrem exclusivamente durante o curso de esquizofrenia ou outro transtorno psicótico e não são mais bem explicados por outro transtorno mental (p. ex., transtorno do humor, transtorno de ansiedade, transtorno dissociativo, transtorno da personalidade, intoxicação ou abstinência de substância).”

 

Assim, todas estão corretas.

 

Nosso gabarito é Letra D.

Fonte: AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, Fifth Edition (DSM-V). Arlington, VA: American Psychiatric Association, 2013.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *