Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Sobre os Transtornos do Neurodesenvolvimento e baseado do DSM – V, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) O baixo peso ao nascer (menos de 1.500 gramas) confere um fator de risco ambiental para o aparecimento do TDAH.

( ) As dificuldades não são atribuíveis as condições congênitas ou adquiridas, como paralisia cerebral, fenda palatina, surdez ou perda auditiva, lesão cerebral traumática ou outras condições médicas ou neurológicas faz parte dos critérios diagnósticos do Transtorno da Fala.

( ) As características diagnósticas centrais do transtorno da linguagem incluem dificuldades na aquisição e no uso da linguagem por déficits na compreensão ou na produção de vocabulário, na estrutura das frases e no discurso.

( ) No transtorno de espectro autista, geralmente os indivíduos com níveis de prejuízos maiores podem ser mais capazes de funcionar com independência, no entanto, podem continuar socialmente ingênuos e vulneráveis, com dificuldades para organizar as demandas práticas sem ajuda, mais propensas a ansiedade e depressão.

Resposta:

A alternativa correta é letra C) V – V – V – F.

   

Sobre os Transtornos do Neurodesenvolvimento e baseado do DSM – V, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa com a sequência correta.

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"Transtorno do Espectro Autista

(...)

O transtorno do espectro autista não é um transtorno degenerativo, sendo comum que aprendizagem e compensação continuem ao longo da vida. Os sintomas são frequentemente mais acentuados na primeira infância e nos primeiros anos da vida escolar, com ganhos no desenvolvimento sendo freqüentes no fim da infância pelo menos em certas áreas (p. ex., aumento no interesse por interações sociais). Uma pequena proporção de indivíduos apresenta deterioração comportamental na adolescência, enquanto a maioria dos outros melhora. Apenas uma minoria de indivíduos com transtorno do espectro autista vive e trabalha de forma independente na fase adulta; aqueles que o fazem tendem a ter linguagem e capacidades intelectuais superiores, conseguindo encontrar um nicho que combine com seus interesses e habilidades especiais. Em geral, indivíduos com níveis de prejuízo menores podem ser mais capazes de funcionar com independência. Mesmo esses indivíduos, no entanto, podem continuar socialmente ingênuos e vulneráveis, com dificuldades para organizar as demandas práticas sem ajuda, mais propensos a ansiedade e depressão. Muitos adultos informam usar estratégias compensatórias e mecanismos de enfrentamento para mascarar suas dificuldades em público, mas sofrem com o estresse e os esforços para manter uma fachada socialmente aceitável. Quase nada se sabe sobre a fase da velhice no transtorno do espectro autista.

(...)

Transtornos da Linguagem

(...)

As características diagnosticas centrais do transtorno da linguagem incluem dificuldades na aquisição e no uso da linguagem por déficits na compreensão ou na produção de vocabulário, na estrutura das frases e no discurso. Esses déficits lingüísticos ficam evidentes na comunicação falada, escrita ou na linguagem de sinais. A aprendizagem e o uso da linguagem dependem de habilidades receptivas e expressivas. Capacidade expressiva refere-se à produção de sinais vocálicos, gestuais ou verbais, enquanto capacidade receptiva refere-se ao processo de receber compreender mensagens lingüísticas. As habilidades lingüísticas precisam ser investigadas nas modalidades expressiva e receptiva, uma vez que podem diferir quanto à gravidade. Por exemplo, a linguagem expressiva de um indivíduo pode estar gravemente prejudicada, ao passo que receptiva pode não apresentar nenhum prejuízo.

(...)

Transtorno da Fala

Critérios Diagnósticos 

 

A. Dificuldade persistente para produção da fala que interfere na inteligibilidade da fala ou impede a comunicação verbal de mensagens.

 

B. A perturbação causa limitações na comunicação eficaz, que interferem na participação social, no sucesso acadêmico ou no desempenho profissional, individualmente ou em qualquer combinação.

 

C. O início dos sintomas ocorre precocemente no período do desenvolvimento.

 

D. As dificuldades não são atribuíveis a condições congênitas ou adquiridas, como paralisia cerebral, fenda palatina, surdez ou perda auditiva, lesão cerebral traumática ou outras condições médicas ou neurológicas.

(...)

 

TDAH

Fatores de Risco e Prognóstico

 

Temperamentais. O TDAH está associado a níveis menores de inibição comportamental, de controle à base de esforço ou de contenção, afetividade negativa e/ou maior busca por novidades. Esses traços predispõem algumas crianças ao TDAH, embora não sejam específicos do transtorno.

 

Ambientais. Muito baixo peso ao nascer (menos de 1.500 gramas) confere um risco 2 a 3 vezes maior para TDAH, embora a maioria das crianças com baixo peso ao nascer não desenvolva transtorno."

 

Fonte: DSM-V

 

Com isso, podemos identificar as afirmativas verdadeiras e as falsas.

 

( V ) O baixo peso ao nascer (menos de 1.500 gramas) confere um fator de risco ambiental para o aparecimento do TDAH.

  

( V ) As dificuldades não são atribuíveis as condições congênitas ou adquiridas, como paralisia cerebral, fenda palatina, surdez ou perda auditiva, lesão cerebral traumática ou outras condições médicas ou neurológicas faz parte dos critérios diagnósticos do Transtorno da Fala.

  

( V ) As características diagnósticas centrais do transtorno da linguagem incluem dificuldades na aquisição e no uso da linguagem por déficits na compreensão ou na produção de vocabulário, na estrutura das frases e no discurso.

  

( F ) No transtorno de espectro autista, geralmente os indivíduos com níveis de prejuízos maiores podem ser mais capazes de funcionar com independência, no entanto, podem continuar socialmente ingênuos e vulneráveis, com dificuldades para organizar as demandas práticas sem ajuda, mais propensas a ansiedade e depressão.

 

Portanto, a sequência ficou V V V F. Encontramos a resposta na Letra C.

 

a)  F – V – F – V. b)  F – F – V – V. c)  V – V – V – F. d)  V – V – V – V.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *