Sonhos com conteúdos perturbador são um dos sintomas mais característicos descritos por pacientes com transtorno de:
- A) Ansiedade generalizada.
- B) Ansiedade social.
- C) Pânico com agorafobia
- D) Pânico com agorafobia.
- E) Stress pós-traumático.
Resposta:
ESTA QUESTÃO FOI ANULADA, NÃO POSSUI ALTERNATIVA CORRETA
Questão anulada
Sonhos com conteúdos perturbador são um dos sintomas mais característicos descritos por pacientes com transtorno de:
a) Ansiedade generalizada.
b) Ansiedade social.
c) Pânico com agorafobia
d) Pânico com agorafobia.
e) Stress pós-traumático.
No DSM-V, os transtornos que tem sonhos angustiantes ou assustadores são os transtornos relacionados a trauma, os transtornos do sono-vigília e abstinência de algumas substâncias. Dentre esses transtornos, o único que aparece como opção é o transtorno de estresse pós-traumático, que é um transtorno relacionado a trauma. Vamos ver um pedaço dos critérios diagnósticos desse transtorno:
“B. Presença de um (ou mais) dos seguintes sintomas intrusivos associados ao evento traumático, começando depois de sua ocorrência:
1. Lembranças intrusivas angustiantes, recorrentes e involuntárias do evento traumático.
Nota: Em crianças acima de 6 anos de idade, pode ocorrer brincadeira repetitiva na qual temas ou aspectos do evento traumático são expressos.
2. Sonhos angustiantes recorrentes nos quais o conteúdo e/ou o sentimento do sonho estão relacionados ao evento traumático.
Nota: Em crianças, pode haver pesadelos sem conteúdo identificável.
3. Reações dissociativas (p. ex., flashbacks) nas quais o indivíduo sente ou age como se o evento traumático estivesse ocorrendo novamente. (Essas reações podem ocorrer em um continuum, com a expressão mais extrema na forma de uma perda completa de percepção do ambiente ao redor.)
Nota: Em crianças, a reencenação específica do trauma pode ocorrer na brincadeira.
4. Sofrimento psicológico intenso ou prolongado ante a exposição a sinais internos ou externos que simbolizem ou se assemelhem a algum aspecto do evento traumático.
5. Reações fisiológicas intensas a sinais internos ou externos que simbolizem ou se assemelhem a algum aspecto do evento traumático.”
Entretanto, a banca optou por anular a questão.
Referência
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
Deixe um comentário