Sr. Y é um indivíduo com quarenta e cinco anos que esbarrou na Srª. Z em um bar local uma única vez.
A partir desse episódio, começou a desenvolver uma forte convicção de que a Srª. Z estava apaixonada por ele, sendo, no entanto, impedida de contatá-lo ou aproximar-se devido à postura abusiva dos seus familiares. Sabe-se, entretanto, que os dois nunca mais tiveram qualquer tipo de contato por intermédio do qual tais informações pudessem ter sido transmitidas ou sugeridas para o Sr. Y. Considerando a especificidade desse sintoma, uma hipótese diagnóstica plausível quanto às crenças do Sr. Y, conforme o Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais em sua quinta edição (DSM-5), é a de que o Sr. Y pode estar apresentando um sintoma tipicamente relacionado a(ao)
- A) Transtorno de Eliminação.
- B) Autismo.
- C) Transtorno de Ansiedade Generalizada.
- D) Erotomania.
- E) Síndrome de Alienação Parental.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Erotomania.
Gabarito: Letra D
a) Transtorno de Eliminação.
Errado. Os transtornos da eliminação envolvem a eliminação inapropriada de urina ou fezes, que não está presente no relato.
b) Autismo.
Errado. As características centrais do autismo são prejuízo persistente na comunicação social recíproca e na interação social e padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades. Sra Z não tem esses sintomas.
c) Transtorno de Ansiedade Generalizada.
Errado. As características essenciais do transtorno de ansiedade generalizada são ansiedade e preocupação excessivas acerca de diversos eventos ou atividades, que não estão no relato.
d) Erotomania.
Certo! A erotomania é um delírio de que a outra pessoa está apaixonada pelo indivíduo.
“DELÍRIO ERÓTICO (EROTOMANIA) Aqui o indivíduo afirma que uma pessoa, geralmente de destaque social (um artista ou cantor famoso, um milionário, etc.) ou de grande importância para o paciente, está totalmente apaixonada por ele e irá abandonar tudo para que possam se casar. A erotomania (na variante descrita por Clerambault [1921/1995]) ocorre mais entre as mulheres, e a pessoa amada geralmente é mais rica, mais velha, de status social mais alto que o da paciente. É relativamente freqüente que a pessoa “escolhida” seja o médico ou a médica do indivíduo. A erotomania ocorre com mais freqüência, como sintoma isolado, em transtornos delirantes”
e) Síndrome de Alienação Parental.
Errado. Sra Z e Sr Y não tem relações familiares.
Nosso gabarito é Letra D
Referência
Dalgalarrondo, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais – 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008
Deixe um comentário