Texto
A CID é usada por seguradoras de saúde que tomam decisões de reembolso com base na codificação, por gerentes de programas nacionais de saúde, por especialistas em coleta de dados e por qualquer pessoa que acompanhe o progresso na saúde global e determine a alocação de recursos de saúde.
“Um princípio fundamental nesta revisão foi simplificar a codificação e fornecer aos usuários todas as ferramentas eletrônicas necessárias – isso permitirá que os profissionais de saúde registrem as condições de forma mais fácil e completa”, afirmou Robert Jakob, líder de Equipe, Terminologias e Padrões de Classificações da OMS.
Além das atualizações de codificação e capacidade, a CID-11 inclui novos capítulos sobre medicina tradicional, saúde sexual e distúrbios relacionados a jogos – que agora foram adicionados à seção sobre transtornos aditivos.
A CID-11 foi adotada na Assembleia Mundial da Saúde em maio de 2019. Os Estados-membros se comprometeram a começar a usá-la para relatórios de mortalidade e morbidade em 2022. Desde 2019, os países que adotaram os primeiros passos, tradutores e grupos científicos recomendaram refinamentos adicionais para produzir a versão que hoje está disponível.
A OMS continua empenhada em apoiar todos os países à medida que avançam para a implementação e ampliação da CID-11.
Disponível em: <https://www.paho.org/pt/noticias/11-2-2022-versao-final-da-nova-classificacao-internacional-doencas-da-oms-cid-11-e>. Acesso em: 11 dez. 2022.
Quanto à definição de psicopatologia, assinale a alternativa correta.
- A) A psicopatologia é uma ciência autônoma e um prolongamento da neurologia e da psicologia.
- B) Karl Jaspers (1883-1969), um dos principais autores da psicopatologia, afirma que esta é uma ciência básica, que auxilia as ciências jurídicas como conhecimento aplicado a uma prática profissional e social concreta.
- C) A psicopatologia, como ciência, exige um pensamento rigorosamente conceitual, assistemático e comunicado de modo equivocado.
- D) A ciência psicopatológica é tida como a única abordagem possível do homem mentalmente doente.
- E) A psicopatologia, em acepção mais ampla, pode ser definida como o conjunto de conhecimentos referentes ao adoecimento mental do ser humano.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) A psicopatologia, em acepção mais ampla, pode ser definida como o conjunto de conhecimentos referentes ao adoecimento mental do ser humano.
Quanto à definição de psicopatologia, assinale a ALTERNATIVA CORRETA.
Base teórica para a compreensão da questão
A análise desta questão, tem por base a literatura de Dalgalarrondo (2008) considerando aspectos relacionados a definição de psicopatologia. Antes de verificarmos a alternativa referente, peço, portanto, ao aluno, que acompanhe o que menciona Dalgalarrondo (2008, p.27):
“A psicopatologia, em acepção mais ampla, pode ser definida como o conjunto de conhecimentos referentes ao adoecimento mental do ser humano. É um conhecimento que se esforça por ser sistemático, elucidativo e desmistificante.”
Análise das alternativas
a) A psicopatologia é uma ciência autônoma e um prolongamento da neurologia e da psicologia.
INCORRETA. Corrigindo: divergindo do exposto, confira o que ratifica Dalgalarrondo (2008, p.28):
“A psicopatologia é, pois, uma ciência autônoma, e não um prolongamento da neurologia ou da psicologia.”
b) Karl Jaspers (1883-1969), um dos principais autores da psicopatologia, afirma que esta é uma ciência básica, que auxilia as ciências jurídicas como conhecimento aplicado a uma prática profissional e social concreta.
INCORRETA. Corrigindo: contrariando a colocação, Dalgalarrondo (2008, p.28) explicita:
“Karl Jaspers (1883-1969), um dos principais autores da psicopatologia, afirma que esta é uma ciência básica, que serve de auxílio à psiquiatria, a qual é, por sua vez, um conhecimento aplicado a uma prática profissional e social concreta.”
c) A psicopatologia, como ciência, exige um pensamento rigorosamente conceitual, assistemático e comunicado de modo equivocado.
INCORRETA. Corrigindo: na realidade, Dalgalarrondo (2008, p.28) pontua:
“Assim, a psicopatologia, como ciência, exige um pensamento rigorosamente conceptual, que seja sistemático e que possa ser comunicado de modo inequívoco. Na prática profissional, entretanto, participam ainda opiniões instintivas, uma intuição pessoal que nunca se pode comunicar. Dessa forma, a ciência psicopatológica é tida como uma das abordagens possíveis do homem mentalmente doente, mas não a única.”
d) A ciência psicopatológica é tida como a única abordagem possível do homem mentalmente doente.
INCORRETA. Corrigindo: vide correção da LETRA “C”.
e) A psicopatologia, em acepção mais ampla, pode ser definida como o conjunto de conhecimentos referentes ao adoecimento mental do ser humano.
CORRETA. O que traz a alternativa é corroborado pela literatura supracitada de Dalgalarrondo (2008), portanto, opção VERDADEIRA.
_______________
Fonte consultada:
DALGALARRONDO, Paulo. Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais. Porto Alegre: Artmed, 2008.
Deixe um comentário