Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

  Texto associado

Situação hipotética 8A01-I

Josué, 9 anos de idade, tem apresentado algumas dificuldades na escola, especialmente nos últimos 3 meses, tais como lentidão na leitura, adições de palavras e incapacidade de lembrar as coisas que lê. Quando solicitado à leitura pela professora, faz hesitações longas e se perde, trocando as linhas e comprometendo a sequência do texto. De acordo com o relato da psicóloga escolar, apresenta baixa autoestima, mostra-se mais isolado e com dificuldade na interação com os colegas.

Em conversa com a mãe, ela afirmou: “ele sempre teve os probleminhas dele. Lembro que, no início, a turma toda já sabia o alfabeto, mas Josué não sabia, trocava o nome das letras. Quando era L, por exemplo, dizia D. Não vou mentir não. Eu ficava brava com ele porque eu ensinava, ensinava e ele parecia não querer aprender. Deixei sem brincar, sem televisão, sem sorvete algumas vezes por conta dessas preguiças dele. Faço de tudo. Leio livros pra ele, colei o ABC na parede do quarto, fiz figuras pra identificar as letras… Mas parece que nada adianta. Não aceito. Parece que ele faz pra afrontar. Não quer prestar atenção, não para um segundo. Tudo parece mais interessante que as coisas da escola. Me sinto péssima. Você já pensou como é pra uma mãe que é professora e vir de uma família de professores ter um filho que não quer saber de estudar?” (sic).

A partir da situação hipotética 8A01-I, julgue o item a seguir, considerando a atuação do psicólogo escolar e assuntos relacionados, bem como a classificação internacional das doenças (CID-10) e o Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais (DSM-5).

Josué apresenta um transtorno específico do desenvolvimento que é comumente precedido por histórico de comprometimento da fala e da linguagem.

Resposta:

A alternativa correta é letra A) Certo

Gabarito: Item Certo

 

 

Certo! Josué apresenta dislexia, que é um transtorno que tem como sinais precoces o comprometimento na fala e na linguagem. Relembre outros desses sinais:

“Alguns sinais na Pré-escola

  • Dispersão;

  • Fraco desenvolvimento da atenção;

  • Atraso do desenvolvimento da fala e da linguagem

  • Dificuldade de aprender rimas e canções;

  • Fraco desenvolvimento da coordenação motora;

  • Dificuldade com quebra-cabeças;

  • Falta de interesse por livros impressos.

 

Alguns sinais na Idade Escolar

  • Dificuldade na aquisição e automação da leitura e da escrita;

  • Pobre conhecimento de rima (sons iguais no final das palavras) e aliteração (sons iguais no início das palavras);

  • Desatenção e dispersão;

  • Dificuldade em copiar de livros e da lousa;

  • Dificuldade na coordenação motora fina (letras, desenhos, pinturas etc.) e/ou grossa (ginástica, dança etc.);

  • Desorganização geral, constantes atrasos na entrega de trabalho escolares e perda de seus pertences;

  • Confusão para nomear entre esquerda e direita;

  • Dificuldade em manusear mapas, dicionários, listas telefônicas etc.;

  • Vocabulário pobre, com sentenças curtas e imaturas ou longas e vagas;”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *