Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

  Texto associado

Situação hipotética 8A01-I

Josué, 9 anos de idade, tem apresentado algumas dificuldades na escola, especialmente nos últimos 3 meses, tais como lentidão na leitura, adições de palavras e incapacidade de lembrar as coisas que lê. Quando solicitado à leitura pela professora, faz hesitações longas e se perde, trocando as linhas e comprometendo a sequência do texto. De acordo com o relato da psicóloga escolar, apresenta baixa autoestima, mostra-se mais isolado e com dificuldade na interação com os colegas.

Em conversa com a mãe, ela afirmou: “ele sempre teve os probleminhas dele. Lembro que, no início, a turma toda já sabia o alfabeto, mas Josué não sabia, trocava o nome das letras. Quando era L, por exemplo, dizia D. Não vou mentir não. Eu ficava brava com ele porque eu ensinava, ensinava e ele parecia não querer aprender. Deixei sem brincar, sem televisão, sem sorvete algumas vezes por conta dessas preguiças dele. Faço de tudo. Leio livros pra ele, colei o ABC na parede do quarto, fiz figuras pra identificar as letras… Mas parece que nada adianta. Não aceito. Parece que ele faz pra afrontar. Não quer prestar atenção, não para um segundo. Tudo parece mais interessante que as coisas da escola. Me sinto péssima. Você já pensou como é pra uma mãe que é professora e vir de uma família de professores ter um filho que não quer saber de estudar?” (sic).

A partir da situação hipotética 8A01-I, julgue o item a seguir, considerando a atuação do psicólogo escolar e assuntos relacionados, bem como a classificação internacional das doenças (CID-10) e o Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais (DSM-5).

De modo geral, os transtornos de aprendizagem, como o apresentado por Josué, estão associados a dificuldades cognitivas, as quais comprometem a memória visual, a atenção e a decifração.

Resposta:

A alternativa correta é letra A) Certo

Gabarito: Item Certo

 

 

Certo! Josué tem um transtorno de aprendizagem específico de leitura, a chamada dislexia, que está associada aos déficits apresentados pela questão.

“Deuschle e Cechella (2009. p. 1): ressaltou sobre a dislexia genética como um conjunto de características gerais para diferenciar a dislexia (auditiva e visual) de outras dificuldades de leitura, problemas de leitura e escrita, persistentes, até mesmo na idade adulta, ele ainda acrescenta que os prováveis problemas de leitura e escrita em outros membros da família, o que levaria a hipótese que o distúrbio é hereditário; realização de trocas auditivas, visuais, omissões e nversões; dificuldades concomitantemente na interpretação de símbolos musicais e sinais estenográficos. A leitura ao exigir tanto a memória visual quanto a auditiva abarca a competência de reter os subsídios e as crianças com problemas de memória visual poderão proporcionar dificuldades em rememorar os sons ou juntar os sons, para dar origem às palavras. Teixeira e Zedu Alliprandini (2013) descreveram que crianças com distúrbios de aprendizagem não conseguem lembrar-se das sequencias das letras ou sons dentro das palavras e, por isso, leem ou escrevem errado. Outra questão relacionada às dificuldades que essas crianças encontram diz respeito à noção temporal, tem dificuldades de reconhecerem a hora, o período temporal: manhã, tarde ou fim de tarde. Essas frustrações resultantes da desorientação temporal podem incomodar mui, ou seja, possuem desorientação temporal. Outra dificuldade que encontram diz respeito a identificação das partes do corpo.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *