Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Texto para a questão.


Eduardo, de vinte anos de idade, encontra-se internado em um hospital psiquiátrico há uma semana. De acordo com relato de sua mãe, o adolescente teve um “surto” ao saber das relações extraconjugais do pai e da existência de outra família, constituída por este, há mais de dez anos. A mãe relata que ficou “em choque” quando descobriu, passando duas semanas deitada, sem comer ou conseguir trabalhar. Neste período, foi Eduardo, o único filho do casal, quem cuidou de todos os compromissos da casa e da família, além da separação do casal parental. Segundo a mãe, depois que ela conseguiu, minimamente, retomar seus compromissos e afazeres, percebeu Eduardo isolado, calado, inapetente, sem hábitos de higiene, passando boa parte do tempo lendo e escrevendo. Desde então, Eduardo passou a ter dificuldades para dormir, ficando a madrugada lendo e recortando jornais. Nesse momento, ele dizia que precisava pesquisar “sobre novas conspirações contra ele e sua família”. Passou a afirmar que alguém estaria interessado nos bens de sua família e que, por isso, queriam eliminá-lo. De acordo com a mãe, o filho passou a relatar contatos com indivíduos estranhos por ‘comunicação do pensamento’ e a dizer que as reportagens noticiadas no jornal – rádio ou televisão – escondiam mensagens e códigos que seriam úteis na solução da ameaça que estava sofrendo.

 

Considerando as informações contidas na situação hipotética acima, é correto afirmar que Eduardo

Resposta:

A alternativa correta é letra A) possui sintomas pertinentes a um quadro psicótico, entendendo-os como mecanismos de enfrentamento diante da situação vivenciada, considerando um enfoque psicodinâmico.

Análise das alternativas:

a) Correta. De acordo com a CID-10, o termo "Psicótico" foi mantido como um termo descritivo conveniente. Seu uso indica a presença de alucinações, delírios ou de um número limitado de várias anormalidades de comportamento, tais como excitação e hiperatividade grosseiras, retardo psicomotor marcante e comportamento catatônico. Os sintomas, no caso, são entendidos como de enfrentamento diante da situação vivenciada e, por isso, consideramos um enfoque psicodinâmico. A alternativa é coerente com a descrição do caso, portanto, será nossa resposta.

b) Incorreta. Em nenhum momento foi mencionado que Eduardo fez uso de substâncias. Além disso, os sintomas não são indicativos do Transtorno por uso de substâncias.

c) Incorreta. A característica comum dos Transtornos Somatoformes é a presença de sintomas físicos que sugerem uma condição médica geral, porém não são completamente explicados por esta, pelos efeitos diretos de uma substância ou por um outro transtorno mental. Não foi mencionado no texto a presença de sintomas físicos.

d) Incorreta. Apesar de Eduardo passar um tempo isolado, calado, inapetente, sem hábitos de higiene, que podem ser indicativos de depressão, não são mencionados sintomas maníacos. Por isso, podemos descartar o diagnóstico de quadro bipolar.

e) Incorreta. No Transtorno de Estresse Pós Traumático, o evento traumático é persistentemente revivido (por ex., recordações recorrentes, imagens, pensamentos). Em segundo lugar, há esquiva de lembretes do trauma (por ex., locais, pessoas, atividades são evitados). Finalmente, há uma hiperexcitabilidade em resposta a estímulos que lembram o trauma (por ex., dificuldade em conciliar o sono, irritabilidade, fraca concentração, hipervigilância). Não são mencionados esses sintomas no texto, portanto, podemos descartar o diagnóstico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *