Texto para a questão.
Leandro, de onze anos de idade, cursa o 5º ano do ensino fundamental, mas, desde os oito anos de idade, apresenta dificuldades significativas no desenvolvimento das habilidades de leitura. A mãe relatou que Leandro apresenta dificuldades na fala e na linguagem desde que tinha três anos de idade, que sempre foi um menino ansioso, com dificuldades em acatar regras e limites, que fez uso de fralda até os seis anos de idade e que apresenta episódios atuais, esporádicos, de enurese noturna.
Considerando a situação hipotética apresentada acima, assinale a opção correta.
- A) Trata-se de um caso de transtorno específico de leitura, tendo em vista que a capacidade de compreensão de leitura e a leitura oral encontram-se comprometidas. Nesses casos, ainda podem ocorrer dificuldades de soletração. Mesmo com pequenos progressos na leitura, Leandro poderá apresentar as dificuldades descritas até a adolescência.
- B) Leandro apresenta um transtorno misto de habilidades escolares, tendo em vista a presença das dificuldades no campo emocional e de leitura.
- C) Trata-se de um caso de transtorno específico de leitura, sendo que as dificuldades no campo da leitura são secundárias a transtornos emocionais.
- D) O caso de Leandro atende aos critérios de dislexia, com características claras de alexia.
- E) O quadro clínico de Leandro é típico de transtorno não especificado do desenvolvimento das habilidades escolares, especialmente pela incapacidade de aprendizagem e aquisição de conhecimentos.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Trata-se de um caso de transtorno específico de leitura, tendo em vista que a capacidade de compreensão de leitura e a leitura oral encontram-se comprometidas. Nesses casos, ainda podem ocorrer dificuldades de soletração. Mesmo com pequenos progressos na leitura, Leandro poderá apresentar as dificuldades descritas até a adolescência.
De acordo com o CID-10
F81.0 Transtorno específico de leitura
O aspecto principal desse transtorno é um comprometimento específico e significativo no desenvolvimento das habilidades de leitura, o qual não é unicamente justificado por idade mental, problemas de acuidade visual ou escolaridade inadequada. A habilidade de compreensão da leitura, o reconhecimento de palavras na leitura, a habilidade de leitura oral e o desempenho de tarefas que requerem leitura podem estar todos afetados. Dificuldades para soletrar estão frequentemente associadas a transtorno específico de leitura e muitas vezes permanecem na adolescência, mesmo depois de que algum progresso na leitura tenha sido feito. Crianças com transtorno específico de leitura, seguidamente têm uma história de transtornos específicos do desenvolvimento da fala e linguagem, e uma avaliação abrangente do funcionamento corrente da linguagem muitas vezes revela dificuldades contemporâneas sutis. Em adição à falha acadêmica, comparecimento escolar deficiente e problemas com ajustamento social são complicações assíduas, particularmente nos últimos anos do primário e do secundário, A condição é encontrada em todas as linguagens conhecidas, mas há incerteza se a sua frequência é afetada ou não pela natureza da linguagem e do manuscrito.
Análise das alternativas:
a) Correta. Conforme trecho acima, constatamos que a descrição do caso de Leandro refere-se ao transtorno específico de leitura. Portanto, esta será nossa resposta.
b) Incorreta. O transtorno misto de habilidades escolares não envolve dificuldade no campo emocional e de leitura, mas significativo comprometimento nas habilidades de aritmética e de leitura ou de soletrar. Leandro não apresenta dificuldade em aritmética.
c) Incorreta. Ao contrário do que foi afirmado, no transtorno específico de leitura, as dificuldades emocionais são secundárias as dificuldades de leitura.
d) Incorreta. O transtorno específico de leitura inclui dislexia do desenvolvimento, porém exclui alexia e dislexia adquirida. Acesse o link abaixo com o significado de alexia e suas formas.
e) Incorreta. A categoria dos transtornos não especificados do desenvolvimento das habilidades escolares deve ser evitada. É usada apenas para transtornos nos quais há uma incapacidade significativa de aprendizado que não pode ser justificada unicamente por retardo mental, problemas de acuidade visual ou escolaridade inadequada. No caso de Leandro, sua dificuldade está bem especificada.
http://www.psiqweb.med.br/site/DefaultLimpo.aspx?area=ES/VerDicionario&idZDicionario=49
Deixe um comentário