Texto para a questão
Entre crianças diagnosticadas com transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), estudos epidemiológicos concluíram que, aproximadamente, metade foi diagnosticada com algum transtorno de conduta. Na lista de transtornos infantis e de adolescentes que interatuam entre si, frequentemente, estão, além dos anunciados, o autismo e a deficiência mental, a depressão infantil e a ansiedade, bem como a síndrome de Tourette e o TDAH. Tais ocorrências provocam inúmeras discussões no campo teórico-clínico da psicologia.
Vicente E. Caballo e Ángel Miguel Simon. Manual de psicologia clínica infantil e do
adolescente: transtornos gerais. São Paulo: Ed. Livraria Santos, 2005, p. 41 (com adaptações).
No que se refere ao desenvolvimento normal e psicopatológico da criança e do adolescente, assinale a opção correta.
- A) O diagnóstico é fundamental para averiguação do curso e do tratamento adequado ao transtorno apresentado.
- B) O curso e o tratamento são elementos fundamentais no tratamento e devem ser estabelecidos antes mesmo do diagnóstico de transtorno.
- C) O curso e o tratamento do transtorno são irrelevantes, pois cada indivíduo responde de maneira singular aos distúrbios.
- D) Em casos de transtornos simultâneos, o curso e o tratamento relativos aos distúrbios mais brandos não devem ser vislumbrados, uma vez que essas desordens tendem a desaparecer após três meses, em média, de tratamento.
- E) O curso e o tratamento de transtornos estão relacionados com o início do surgimento dos sintomas, bem como o modo como a criança ou o adolescente se adapta às mudanças advindas.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) O diagnóstico é fundamental para averiguação do curso e do tratamento adequado ao transtorno apresentado.
Gabarito Letra A
No que se refere ao desenvolvimento normal e psicopatológico da criança e do adolescente, assinale a opção correta.
a) O diagnóstico é fundamental para averiguação do curso e do tratamento adequado ao transtorno apresentado.
Certo! A avaliação do caso e consequente diagnóstico é o primeiro e mais básico passo para determinar o curso e indicar o tratamento adequado para o transtorno em questão.
b) O curso e o tratamento são elementos fundamentais no tratamento e devem ser estabelecidos antes mesmo do diagnóstico de transtorno.
Errado. Como saber o prognóstico e o tratamento adequado para um transtorno sem saber de qual transtorno se trata?
c) O curso e o tratamento do transtorno são irrelevantes, pois cada indivíduo responde de maneira singular aos distúrbios.
Errado. Se o curso e o tratamento dos transtornos fossem irrelevantes, não faria sentido ter profissionais da saúde mental, certo?
d) Em casos de transtornos simultâneos, o curso e o tratamento relativos aos distúrbios mais brandos não devem ser vislumbrados, uma vez que essas desordens tendem a desaparecer após três meses, em média, de tratamento.
Errado. Em caso de transtornos comorbidos, mesmo os transtornos mais brandos devem ser considerados, uma vez que a presença simultânea de mais de um transtorno pode alterar o prognostico e o tratamento adequado do paciente.
e) O curso e o tratamento de transtornos estão relacionados com o início do surgimento dos sintomas, bem como o modo como a criança ou o adolescente se adapta às mudanças advindas.
Errado. O curso e o tratamento de transtornos estão muito mais relacionados com as comorbidades do transtorno que com o início dos sintomas. Além disso, em geral os transtornos que surgem no desenvolvimento da criança e do adolescente estão relacionados com dificuldades de adaptação.
Dessa forma, nosso gabarito é Letra A.
Deixe um comentário