Tradicionalmente, considerava-se que as doenças mentais podiam ser causadas por agressão à integridade do sistema nervoso central ou por influências psicológicas e sociais desfavoráveis. No entanto, o avanço tecnológico tem possibilitado a constatação de alterações bioquímicas da morfologia e do funcionamento cerebral nessas doenças.
Isso se traduz na concepção atual de que
- A) para todo processo de adoecimento mental pode ser identificada, como fator etiológico primário, alguma alteração funcional nas estruturas cerebrais.
- B) inexiste oposição entre mecanismos psicológicos e orgânicos na instalação da doença mental, pois ambos refletem o estado do funcionamento cerebral.
- C) as causas dos transtornos mentais devem-se a uma condição médica geral, portanto, os fatores psicológicos não devem ser considerados na sua etiopatogenia.
- D) a ocorrência simultânea de uma doença orgânica e de um transtorno mental indica que esse transtorno tem sempre uma origem orgânica.
- E) uma condição médica geral e um transtorno mental nunca podem ocorrer ao acaso e simultaneamente, sem se relacionarem etiologicamente.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) inexiste oposição entre mecanismos psicológicos e orgânicos na instalação da doença mental, pois ambos refletem o estado do funcionamento cerebral.
Gabarito Letra B
Isso se traduz na concepção atual de que
a) para todo processo de adoecimento mental pode ser identificada, como fator etiológico primário, alguma alteração funcional nas estruturas cerebrais.
Errado. Nem todo adoecimento mental tem alguma alteração nas estruturas cerebrais como fator etiológico.
b) inexiste oposição entre mecanismos psicológicos e orgânicos na instalação da doença mental, pois ambos refletem o estado do funcionamento cerebral.
Certo!
c) as causas dos transtornos mentais devem-se a uma condição médica geral, portanto, os fatores psicológicos não devem ser considerados na sua etiopatogenia.
Errado. Tanto os fatores psicológicos quanto orgânicos devem ser considerados em um transtorno mental.
d) a ocorrência simultânea de uma doença orgânica e de um transtorno mental indica que esse transtorno tem sempre uma origem orgânica.
Errado. Nem sempre o transtorno mental tem uma origem orgânica.
e) uma condição médica geral e um transtorno mental nunca podem ocorrer ao acaso e simultaneamente, sem se relacionarem etiologicamente.
Errado. Algumas vezes essas situações acontecem sim, simultaneamente mas sem relação etiológica.
Dessa forma, nosso gabarito é Letra B.
Deixe um comentário