Transtorno da Leitura: é caracterizado por uma dificuldade específica em compreender palavras escritas. Dessa forma, pode-se afirmar que se trata de um transtorno específico das habilidades de leitura, em que foram eliminadas todas as outras causas.
Podemos afirmar entre outros, que constituem critérios diagnósticos para o Transtorno da Leitura, exceto:
- A) leitura oral se caracteriza por distorções, substituições ou omissões, e junto com a leitura silenciosa vem acompanhada por lentidão e erros na compreensão do texto.
- B) sob a presença de algum déficit sensorial, as dificuldades de leitura excedem aquelas habitualmente a este associadas.
- C) a dificuldade de leitura apresentada pelo indivíduo não interfere de modo significativo nas atividades cotidianas que requeiram habilidades de leitura.
- D) rendimento da capacidade de leitura, como correção, velocidade ou compreensão da leitura, significativamente inferior à média para a idade cronológica, capacidade intelectual e nível de escolaridade do indivíduo.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) a dificuldade de leitura apresentada pelo indivíduo não interfere de modo significativo nas atividades cotidianas que requeiram habilidades de leitura.
Gabarito: Letra C
Podemos afirmar entre outros, que constituem critérios diagnósticos para o Transtorno da Leitura, exceto:
O DSM-V não traz um diagnóstico de transtorno da leitura, englobando-o nos transtorno específico da aprendizagem. O DSM-IV é que traz os critérios como apresentado nas afirmativas. Vamos ver os critérios do DSM-IV e, em seguida, as afirmativas:
“O DSM-IV classifica como critérios diagnósticos para o Transtorno da Leitura:
• Rendimento da capacidade de leitura, como correção, velocidade ou compreensão da leitura, significativamente inferior à média para a idade cronológica, capacidade intelectual e nível de escolaridade do indivíduo.
•A dificuldade de leitura apresentada pelo indivíduo interfere de modo significativo nas atividades cotidianas que requeiram habilidades de leitura.
• Sob a presença de algum déficit sensorial, as dificuldades de leitura excedem aquelas habitualmente a este associadas.
• A leitura oral se caracteriza por distorções, substituições ou omissões, e junto com a leitura silenciosa vem acompanhada por lentidão e erros na compreensão do texto.”
a) leitura oral se caracteriza por distorções, substituições ou omissões, e junto com a leitura silenciosa vem acompanhada por lentidão e erros na compreensão do texto.
b) sob a presença de algum déficit sensorial, as dificuldades de leitura excedem aquelas habitualmente a este associadas.
c) a dificuldade de leitura apresentada pelo indivíduo não interfere de modo significativo nas atividades cotidianas que requeiram habilidades de leitura.
d) rendimento da capacidade de leitura, como correção, velocidade ou compreensão da leitura, significativamente inferior à média para a idade cronológica, capacidade intelectual e nível de escolaridade do indivíduo.
Mesmo desatualizada, é fácil resolver a questão: sabemos que pra qualquer transtorno ser caracterizado como tal, é necessário que a dificuldade interfira no cotidiano do indivíduo.
Nosso gabarito é Letra C
Deixe um comentário