Continua após a publicidade..
Transtornos mentais são definidos em relação a normas e valores culturais, sociais e familiares. A cultura proporciona estruturas de interpretação que moldam a experiência e a expressão de sintomas, sinais e comportamentos que são os critérios para o diagnóstico. A respeito disso, assinale a alternativa correta:
- A) A cultura pode influenciar a aceitação ou a rejeição de um diagnóstico e a adesão ao tratamento, afetando o curso da doença e sua recuperação. Porém, ela não afeta a conduta durante a consulta clínica.
- B) A avaliação diagnóstica deve considerar se as experiências, os sintomas e os comportamentos de um indivíduo diferem das normas socioculturais e conduzem a dificuldades de adaptação nas culturas de origem e em contextos sociais ou familiares específicos.
- C) Os limites entre normalidade e patologia variam em diferentes culturas com relação a tipos específicos de comportamentos. Os limiares de tolerância para sintomas ou comportamentos específicos não são diferentes conforme a cultura, o contexto social e a família. Portanto, o nível em que uma experiência se torna problemática ou patológica não será diferente.
- D) Significados, costumes e tradições culturais não contribuem para o estigma ou apoio na reação social e familiar à doença mental.
- E) Toda cultura compõe o âmbito dos significados que os homens atribuem à existência e à realidade, mas ela não contém os significados da vida psíquica.
Resposta:
Resposta correta:
B) A avaliação diagnóstica deve considerar se as experiências, os sintomas e os comportamentos de um indivíduo diferem das normas socioculturais e conduzem a dificuldades de adaptação nas culturas de origem e em contextos sociais ou familiares específicos.
Explicação:
A cultura influencia a interpretação e expressão de sintomas, sinais e comportamentos, que são critérios para o diagnóstico. Portanto, a avaliação diagnóstica deve considerar as normas e valores culturais para determinar se as experiências e comportamentos de um indivíduo são patológicos ou não.
Deixe um comentário