Tratam-se de substâncias que alteram a percepção sensorial e podem produzir ilusões, paranoia e alucinações. Correspondem aos
- A) alucinógenos.
- B) tranquilizantes.
- C) opiáceos.
- D) estimulantes.
- E) ansiolíticos.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) alucinógenos.
Gabarito: Letra A
Tratam-se de substâncias que alteram a percepção sensorial e podem produzir ilusões, paranoia e alucinações. Correspondem aos
a) alucinógenos.
b) tranquilizantes.
c) opiáceos.
d) estimulantes.
e) ansiolíticos.
As substâncias que causam alteração na percepção sensorial são chamadas de alucinógenos. Relembre as outras classificações de drogas:
“Também chamadas de substâncias psicodélicas, os alucinógenos como a maconha e a dietilamida do ácido lisérgico (LSD) alteram a percepção sensorial e induzem alucinações visuais e auditivas à medida que afastam o usuário da realidade e perturbam os processos de pensamento. Os estimulantes, incluindo nicotina, cafeína, cocaína e anfetaminas, fazem as pessoas ficarem mais alertas e enérgicas pelo aumento da atividade do SNC. Em doses baixas, os estimulantes moderados (nicotina e cafeína) reduzem a fadiga, melhoram o humor e diminuem o apetite. Em doses mais altas, e com substâncias mais pesadas, contudo, podem causar irritabilidade, insônia e ansiedade. Como todas as substâncias psicoativas, os estimulantes produzem seus efeitos alterando a ação dos neurotransmissores nas sinapses. Os estimulantes têm um grande impacto sobre a acetilcolina (ACh) as catecolaminas, a dopamina e, em menor grau, a noradrenalina. Por exemplo, anfetaminas como a nicotina são agonistas, estimulando a liberação de dopamina dos sítios de armazenamento pré-sinápticos. A cocaína bloqueia a reabsorção de dopamina e noradrenalina. O estado de alerta que vem após essa liberação deriva da superestimulação resultante dos receptores dopaminérgicos e/ou noradrenérgicos nos neurônios pós-sinápticos.”
“Depressores: essas substâncias resultam em sedação comportamental e podem induzir ao relaxamento. Incluem o álcool (álcool etílico) e os medicamentos de ordem sedativa e hipnótica da família dos barbitúricos (por exemplo, Seconal) e benzodiazepinas (por exemplo, Valium, Xanax).
• Estimulantes: essas substâncias deixam as pessoas mais ativas e alertas e melhoram o humor. Nesse grupo estão as anfetaminas, a cocaína, a nicotina e a cafeína.
• Opioides: o principal efeito dessas substâncias é produzir analgesia (redução da dor) temporária e euforia. Heroína, ópio, codeína e morfina fazem parte deste grupo.
• Alucinógenos: essas substâncias alteram a percepção sensorial e podem produzir ilusões, paranoia e alucinações. Cannabis e LSD fazem parte desta categoria.
• Outras drogas de abuso: outras substâncias que não se enquadram nas categorias anteriores incluem inalantes (por exemplo, "cola de sapateiro"), esteroides anabolizantes e outros incontáveis medicamentos vendidos com e sem receita médica (por exemplo, óxido nitroso). Essas substâncias produzem uma variedade de efeitos psicoativos característicos das substâncias descritas nas categorias previamente citadas.
• Transtorno do jogo: assim como com a ingestão das substâncias supracitadas, os indivíduos que apresentam esse transtorno são incapazes de resistir à vontade de jogar que, por sua vez, resulta em consequências pessoais negativas (como divórcio e perda de emprego).”
Nosso gabarito é Letra A
Deixe um comentário