Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Um alcoolista, em dado momento, apresenta quadro de confusão mental. Não sabe dizer onde está, relata estar vendo e sentindo pequenos insetos subindo em suas pernas, tem sudorese e tremor. Esses sintomas indicam que este paciente apresenta

Resposta:

A alternativa correta é letra D) delirium tremens.

 

Um alcoolista, em dado momento, apresenta quadro de confusão mental. Não sabe dizer onde está, relata estar vendo e sentindo pequenos insetos subindo em suas pernas, tem sudorese e tremor. Esses sintomas indicam que este paciente apresenta
 

A questão pode ser respondida com o seguinte texto:

 

"O delirium tremens é uma forma grave de síndrome de abstinência de álcool, em que ocorrem, além dos sintomas clássicos do delirium (rebaixamento do nível de consciência, alteração da atenção, confusão mental, desorientação temporoespacial, flutuação dos sintomas ao longo do dia), intensas manifestações autonômicas (como tremores, febre, sudorese profusa, entre outras), ilusões e alucinações visuais e táteis marcantes, principalmente com insetos e pequenos animais (zoopsias).

 

A alucinose alcoólica pode ocorrer durante a síndrome de abstinência ou em períodos independentes dela, com 0 indivíduo sóbrio (com o sensório claro) ou alcoolizado. Caracteriza-se por alucinações audioverbais de vozes que, tipicamente, falam do paciente na terceira pessoa ("O João é mesmo um semvergonha, um frouxo", etc.) ou o humilham e desprezam. O indivíduo pode ou não ter crítica de tal experiência alucinatória. A alucinose alcoólica pode durar apenas horas ou dias, mas também pode persistir por meses e até algum tempo mesmo após o paciente ter parado de beber.

 

(...)

 

Afasia de compreensão ou de Wernicke (Robson et al., 2014). Consiste em afasia fluente, na qual o indivíduo continua podendo falar, mas sua fala é muito defeituosa, vazia, às vezes totalmente incompreensível. O paciente não consegue compreender a linguagem (falada e escrita) e tem dificuldades para a repetição. Fala sem hesitação, mas produz muitos erros na escolha de palavras para expressar uma ideia. Geralmente não há hemiparesias associadas. Ocorre por lesões das áreas temporais esquerdas posterossuperiores (área de Wernicke).

 

(...)

 

Já a síndrome de Korsakoff  (Kopelman, 1995), que corresponde ao componente crônico, sequelar, da SWK, é classicamente definida pela tríade: 1) perda da memória de fixação (geralmente memória episódica anterógrada, de curto prazo); 2) desorientação temporoespacial e 3) confabulações. Tanto desorientação como as confabulações são hipoteticamente consideradas como consequências da grave incapacidade do paciente em reter novas informações. Ele se desorienta pois não assimila a passagem do tempo, não fixa os lugares por onde passa; ele confabula pois, perplexo diante de suas falhas de memória (lacunas mnêmicas), preenche inadvertidamente (de forma não consciente e não voluntária) tais falhas com material inventado, conteúdos colhidos de suas fantasias. A confabulação pode ter um caráter de grandeza."

 

Fonte: "Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais" (Dalgalarrondo)

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra D.

 

a)  encefalopatia de Wernicke.


b)  síndrome de Korsakoff.


c)  alucinose alcoólica.


d)  delirium tremens.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *