Um dos transtornos psicopatológicos mais comuns em crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual é o transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), que pode ser identificado a partir de uma série de sintomas, entre os quais se incluem
- A) excitação diminuída, verificada por meio de ausência de transtorno do sono, comportamento amável, apatia, alta concentração, hipervigilância, resposta exagerada de sobressalto e resposta autônoma a lembranças traumáticas.
- B) excitação aumentada, irritabilidade, amabilidade, sedução, dificuldade de concentração, hipovigilância, resposta exagerada de sobressalto e resposta autônoma a lembranças traumáticas.
- C) excitação diminuída, verificada por meio de transtorno de alimentação, irritabilidade, raiva, dificuldade de concentração, hipervigilância, resposta exagerada de sobressalto e resposta autônoma a lembranças traumáticas.
- D) excitação aumentada, verificada por meio de transtorno de alimentação, amabilidade, raiva, alta concentração, hipervigilância, resposta exagerada de sobressalto e resposta autônoma a lembranças traumáticas.
- E) excitação aumentada, verificada por meio de transtorno do sono, irritabilidade, raiva, dificuldade de concentração, hipervigilância, resposta exagerada de sobressalto e resposta autônoma a lembranças traumáticas.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) excitação aumentada, verificada por meio de transtorno do sono, irritabilidade, raiva, dificuldade de concentração, hipervigilância, resposta exagerada de sobressalto e resposta autônoma a lembranças traumáticas.
Alguns dos critérios descritos pelo DSM-IV para Transtorno de Estresse Pós-Traumático incluem:
B. O evento traumático é persistentemente revivido em uma (ou mais) das seguintes maneiras:
[...] (5) reatividade fisiológica na exposição a indícios internos ou externos que simbolizam ou lembram algum aspecto do evento traumático.
[...] D. Sintomas persistentes de excitabilidade aumentada (não presentes antes do trauma), indicados por dois (ou mais) dos seguintes quesitos:
(1) dificuldade em conciliar ou manter o sono
(2) irritabilidade ou surtos de raiva
(3) dificuldade em concentrar-se
(4) hipervigilância
(5) resposta de sobressalto exagerada.
Esses sintomas vão ao encontro do que foi descrito pela ALTERNATIVA E.
Erros das demais alternativas:
a) excitação diminuída, verificada por meio de ausência de transtorno do sono, comportamento amável, apatia, alta concentração, hipervigilância, resposta exagerada de sobressalto e resposta autônoma a lembranças traumáticas.
b) excitação aumentada, irritabilidade, amabilidade, sedução, dificuldade de concentração, hipovigilância, resposta exagerada de sobressalto e resposta autônoma a lembranças traumáticas.
c) excitação diminuída, verificada por meio de transtorno de alimentação, irritabilidade, raiva, dificuldade de concentração, hipervigilância, resposta exagerada de sobressalto e resposta autônoma a lembranças traumáticas.
d) excitação aumentada, verificada por meio de transtorno de alimentação, amabilidade, raiva, alta concentração, hipervigilância, resposta exagerada de sobressalto e resposta autônoma a lembranças traumáticas.
Deixe um comentário